Como os aditivos alimentares são informados no rótulo do alimento? ... Os aditivos alimentares devem ser declarados depois dos ingredientes. Para os casos dos aromas/aromatizantes declara-se somente a função e, optativamente sua classificação, conforme estabelecido em Regulamentos Técnicos sobre Aromas/Aromatizantes.
O Conselho Veterinário diz que produtos fraudados podem potencializar as doenças, pois, ao suprimir, trocar, alterar ingredientes também tentam mascarar contaminações por microrganismos, portanto, os médicos veterinários alertam para que o consumidor fique atento no dia a dia e nas festas de fim de ano com os alimentos ...
A fraude alimentar é a produção e/ou a comercialização deliberada de produtos alimentares não conformes com o objetivo de um ganho económico e que pode afetar a saúde do consumidor.
Introdução As fraudes em alimentos são alterações, adulterações e falsificações realizadas com a finalidade de obtenção de maiores lucros.
Os principais tipos de fraudes estão relacionados à: diluição ou substituição de matérias primas mais nobres, uso de aditivo artificial com intuito de atribuir ou mascarar algum atributo, uso de biocidas não aprovados pela legislação, informação falsa do valor nutricional e alegação fraudulenta no rótulo.
A Bromatologia estuda os alimentos, sua composição química, sua ação no organismo, seu valor alimentício e calórico, suas propriedades físicas, químicas, toxicológicas, e também adulterantes, contaminantes, fraudes, etc.
capacidade de reflexão, análise e elaboração conceitual. conhecimento vulgar, de tradição oral, construído pontualmente em cada momento histórico. Conhecimento da tradição, abordagem religiosa, fundamentação nos mitos.