Significado de Apólogo substantivo masculino Narrativa que, geralmente em prosa ou verso, traz consigo uma lição moral, sendo os personagens seres inanimados, animais ou objetos que dialogam como humanos. Etimologia (origem da palavra apólogo). Do latim apologus.
Apólogo é uma narrativa que busca ilustrar lições de sabedoria ou ética, através do uso de personalidades de índole diversa, imaginárias ou reais, com personagens na maioria das vezes inanimados. Características do apólogo: Geralmente são escritos em prosa. Narram feitos similares aos da vida real.
a)Espaço exterior: a história se passa na casa de uma baronesa, na saleta de costura e também no baile. Abaixo alguns trechos que comprovam o espaço exterior: “Estavam nisto, quando a costureira chegou à casa da baronesa. Não sei se disse que isto se passava em casa de uma baronesa, (...)”
A professora Erin Gruwell é a protagonista da comédia dramática passada em um subúrbio problemático norte-americano. Ela é uma docente recém formada que leciona para o primeiro ano do Ensino Médio as disciplinas de inglês e literatura. Erin trabalha em uma escola da periferia, em Long Beach, Califórnia (Los Angeles).
Resposta. Resposta: Apólogo. ... Diferencia-se da fábula por se concentrar em situações reais; já a diferença com relação à parábola se dá porque o apólogo trata de qualquer tipo de lição de vida, e não apenas questões religiosas e lições éticas.
Fábula: Fábula é uma história muito simples, quase sempre breve, escrita em prosa ou verso e de ação um puco tensa. ... Parábola: As parábolas são narrativas curtas, às vezes engraçadas, às vezes dramáticas, que, como as fábulas, possuem uma inteção moral implícita ou explícita e muita simplicidade.
terem seres inanimados como personagens.
Este tipo de texto transmite uma lição ética através de uma prosa metafórica, de uma linguagem simbólica, ilustrando verdades e sintetizando ensinamentos. Além de ser protagonizada por seres humanos, a parábola se diferencia da fábula e do apólogo por possuir a alegoria mais ricamente trabalhada.
Parábola é uma pequena narrativa que usa alegorias para transmitir uma lição moral. As parábolas são muito comuns na literatura oriental e consistem em histórias que pretendem trazer algum ensinamento de vida.
Parábola é uma pequena narrativa que usa alegorias para transmitir uma lição moral. ... Entre as parábolas de Jesus, algumas das mais conhecidas são a parábola do filho pródigo, parábola dos talentos, parábola do semeador, parábola do trigo e do joio, etc.
É a reta perpendicular à diretriz que passa pelo vértice da parábola. Essa reta também contém o foco da parábola. Essa reta é assim chamada porque divide a parábola em duas partes simétricas. Na parábola acima, F é o foco, V é o vértice e o restante dos elementos está expresso na própria figura.
Uma parábola não narra coisas que realmente aconteceram, e sim histórias inventadas mas que revelam verdades profundas ou passam mensagens para serem refletidas. Essas histórias pretendem trazer algum ensinamento de vida, pois possuem simbolismo, onde cada elemento da história tem um significado específico.