Aprendizagem Motora Relaciona-se aos processos e mecanismos envolvidos na aquisição de habilidades motoras e os fatores que a influenciam, ou seja, como o indivíduo se torna eficiente na execução de movimentos para alcançar uma meta desejada, com a prática e a experiência.
O desenvolvimento motor é o processo de mudança no comportamento, relacionado com a idade, tanto na postura quanto no movimento da criança. É um processo de alterações complexas e interligadas das quais participam todos os aspectos de crescimento e maturação dos aparelhos e sistemas do organismo.
O movimento reflexivo é a fase inicial do desenvolvimento motor. ... Andar, correr, saltar, galopar, arremessar e receber são exemplos de alguns dos movimentos fundamentais. A fase dos movimentos especializados envolve a interação de um ou mais movimentos fundamentais na execução de movimentos complexos.
FASE MOTORA REFLEXIVA Esta fase corresponde ao período em que todos os movimentos executados são movimentos involuntários. ... Inicial - 2 a 3 anos: movimentos restritos, uso exagerado do corpo e coordenação deficiente. - Elementar - 4 a 5 anos: envolve maior controle e melhor coordenação rítmica.
Movimentos reflexivos ou reflexos primitivos são controlados pelos centros cerebrais inferiores e consistem de reações involuntárias do corpo a diversas formas de estímulos externos. Estas reações são resultados de alterações na pressão, visão, sons e estímulos táteis.
As habilidades motoras fundamentais são compostas de habilidades de controle de objetos e habilidades locomotoras. Habilidades de controle de objetos consistem em manipulação e projeção de objetos incluindo habilidades, como: arremessar, receber, chutar, voleio, rebater lateral, driblar, etc.
As habilidades de locomoção são aquelas que permitem ao indivíduo deslocar-se na direção horizontal ou vertical, de um ponto para outro no espaço (andar, correr, saltar, deslizar, por exemplo).
Sempre que se trata de habilidades de movimento especializado, fala-se da associação dos movimentos maduros e refinados e de movimentos complexos e específicos adaptados para as exigências específicas de uma atividade recreativa, do dia- a-dia e principalmente de uma prática desportiva.