A periodontia é uma especialidade da odontologia direcionada para a prevenção, diagnóstico e tratamento de condições que acometem os tecidos de sustentação dos dentes, ou seja, as gengivas, ligamento periodontal e ossos alveolares.
Além de uma limpeza minuciosa no consultório, o dentista pode receitar anti-inflamatórios, antibióticos e bochechos com enxaguantes bucais antissépticos. Algumas vezes, é necessário fazer uma pequena cirurgia para higienizar as áreas mais prejudicadas da gengiva e do osso.
Dez opções de remédio caseiro para gengivite
Como prevenir a periodontite? A melhor forma de prevenir esta doença passa pela realização de uma correta higiene oral, assim como pela visita regular ao médico dentista. Certifique-se que escova todas as superfícies dos dentes, com uma escova e uma pasta de dentes apropriadas. Faça-o, pelo menos, duas vezes ao dia.
A periodontite pode ocorrer quando a gengivite não é tratada. É causada pela formação da placa bacteriana na parte superior e embaixo da linha da gengiva (a área onde a gengiva e os dentes se encontram). Isso pode fazer com que os ossos e os tecidos que sustentam seus dentes tornem-se irreversivelmente danificados.
Os três tipos de doenças periodontais mais recorrentes são a gengivite, a periodontite e a periodontite avançada, e afetam a saúde bucal dos pacientes de formas diferentes.
A periodontite – conhecida popularmente como piorréia – é uma inflamação crônica que acomete gengiva, osso e ligamentos de suporte dos dentes que se dá, principalmente, pelo acúmulo de bactérias nestas regiões. Ela é uma das principais causas de perda de dentes em adultos e a principal causa em pessoas idosas.
A doença periodontal tem três estágios: que varia do menos ao mais grave: gengivite, periodontite e periodontite avançada . A periodontite é uma infecção grave da gengiva que danifica o tecido mole e destrói o osso que suporta os dentes. A periodontite pode causar o afrouxamento dos dentes ou levar à perda dos mesmos.
A periodontite ou doença periodontal, popularmente conhecida como piorreia, é uma infeção bacteriana que envolve o periodonto (tecidos de suporte dos dentes). É uma patologia oral bastante frequente. Cerca de 50% dos adultos apresentam problemas periodontais.
Para o diagnóstico da doença periodontal é necessário avaliar os parâmetros clínicos de profundidade de sondagem, nível clínico de inserção e sangramento à sondagem, sendo avaliados em seis sítios por dente (mésio-vestibular, vestibular, disto-vestibular, mésio-lingual, lingual e disto-lingual).
O especialista em periodontia explica que a doença em seu estágio avançado é tratada no consultório pelo dentista com remoção do tártaro que fica por baixo da gengiva, aderido à raiz do dente. “Muitas das vezes, o paciente pode necessitar de uma cirurgia para essa correção”, esclarece.
PARODONTAX
Creme dental Colgate Total 12 Clean Mint - 90g A pasta de dente Colgate é uma das mais famosas do mercado e, entre as suas muitas opções, está o produto Total 12 Clean Mint. Esse creme dental tem o poder de eliminar até 99% das bactérias que causam problemas bucais, deixando o hálito fresco.
Enzycal – Menos abrasão, mais sorrisão! Portanto, quanto menor for o RDA, menos abrasivo e melhor será para a saúde dos seus dentes. Os cremes dentais Enzycal são considerados de baixa abrasividade. O Enzycal ZERO e 950 possuem RDA 30, enquanto que o Enzycal 1450 possui RDA 60.
Creme dental clareador da Sensodyne Para quem apresenta dentes sensíveis, esta é uma das opções mais indicadas pelos profissionais. Pelo fato de manter o esmalte protegido, essa pasta atua no branqueamento sem prejudicar a estrutura dental, oferecendo conforto e segurança para pessoas com sensibilidade dental.
As 3 marcas menos abrasivas foram: Colgate M.F.P. com cálcio, Gessy com flúor e Signal com flúor, todas com carbonato de cálcio. Os dentifrícios Close Up com flúor, Kolynos Ação Total e Oral B Dentes e Gengivas apresentaram um pH abaixo de 7, que pode indicar um possível efeito erosivo, associado à abrasão.
Para saber se o creme dental é abrasivo, faça o seguinte teste: Coloque uma pequena porção de creme dental entre o polegar e o indicador. Friccione os dois dedos a fim de sentir a textura do produto. Se a sensação for a de estar tocando em uma espécie de areia (abrasivo), desconsidere o seu uso.
Melhores Pastas de Dentes Infantis: Guia Completo 2021
A abrasividade de cada creme dental é medido pelo RDA (Relative Dentin Abrasivity) que mede a abrasividade relativa à dentina. Os cremes dentais existentes no mercado apresentam um RDA entre 50 e 250, sendo que quanto maior o RDA mais abrasivo é o creme dental.
A escovação com dentifrício fluoretado é um importante método para a prevenção da cárie dentária e da doença periodontal, tanto pela remoção da placa bacteriana como pela administração de agentes químicos presentes nos dentifrícios como o sal fluoretado e antimicrobianos.
Um item totalmente indispensável na hora de cuidar do seu sorriso é o creme dental, que, acompanhado de uma escova de dentes adequada, ajuda a limpar os seus dente. O trabalho em conjunto promove a remoção de resíduos e também elimina acúmulo de placa bacteriana que se adere à superfície dentária.
Segundo a coordenadora do curso de Engenharia Química das Faculdades Oswaldo Cruz, Leila Cristina Magalhães, os principais ingredientes do creme dental são, em geral, carbonato de cálcio, água, álcool etílico, bicarbonato de sódio, lauril sulfato de sódio, fluoreto de sódio, sorbitol, benzoato de sódio e glicerina.