O tecido parenquimático pode ser dividido em três tipos: parênquima de preenchimento, parênquima clorofiliano e parênquima de reserva. O parênquima de preenchimento é formado por células de tamanhos e formatos variados. É encontrado formando o córtex e medula de caules, raízes, pecíolos e região da nervura das folhas.
O indicado "parênquima pulmonar normotransparente" em exames radiológicos significa que o parênquima se encontra em seu estado normal, sem a presença de manchas, massas ou demais corpos estranhos. Outro termo utilizada para indicar o mesmo achado é "parênquima pulmonar com transparência preservada".
Opacidade em vidro fosco, ou atenuação em vidro fosco, é um aspecto descrito na tomografia computadorizada de alta resolução (TCAR) dos pulmões, no qual ocorre aumento do coeficiente de atenuação do parênquima, com preservação das marcas broncovasculares(1,2).
O derrame pleural resulta de um desequilíbrio entre a produção e a reabsorção do líquido pleural. Normalmente, o espaço pleural contém uma quantidade muito pequena desse líquido, que serve para lubrificar a região e facilitar o deslizamento do pulmão dentro da caixa torácica durante a respiração.
CID10 - S90 - Traumatismo Superficial do Tornozelo e do pé
I50 - Insuficiência cardíaca