A mitose ocorre em todas as células somáticas do corpo e, por meio dela, uma célula se divide em duas, geneticamente semelhantes à célula inicial. Assim, é importante na regeneração dos tecidos e no crescimento dos organismos multicelulares. Nos unicelulares, permite a reprodução assexuada.
A mitose é um tipo de divisão celular que ocorre desde o surgimento da primeira célula do bebê (célula-ovo ou zigoto) até a nossa morte. Quando ainda estamos sendo gerados, no útero materno, é necessário que ocorra a duplicação das células a fim de formar o novo ser.
- Fase final da mitose; - Ocorre o desaparecimento das fibras do fuso; - Os cromossomos descondensam-se; - Ocorre o reaparecimento do nucléolo e do envoltório nuclear (cariocinese);
Ou seja, se considerarmos um ciclo celular que dura 24 horas, normalmente de 9 a 11 horas são na fase G1, 8 a 11 horas na fase S e de 4 a 5 horas na fase G2. No tempo restante a mitose faz o seu trabalho em um tempo relativamente curto.
Meiose. Na meiose, processo formador de gametas nos animais e esporos nos vegetais e algas, o número de cromossomos é reduzido à metade (passa de 2n a n, por exemplo), através de um mecanismo de divisão mais complexo que envolve dois eventos de divisão, um reducional e outro equacional.
Durante a prófase I, diferenças com a mitose começam a aparecer. Como na mitose, os cromossomos começam a se condensar, mas na meiose I, eles também pareiam. ... Dois cromossomos homólogos carregam diferentes versões de três genes.
O crossing-over ocorre durante a prófase I da meiose. Este processo se inicia com o pareamento dos cromossomos homólogos, seguido pela duplicação das cromátides. ... O material genético recortado da cromátide do cromossomo 1 é ligado à cromátide do cromossomo 2, e vice-versa, aumentando o número de combinações de alelos.
Palavras-chave: Processo onde ocorre a troca de material genético entre cromossomos homólogos. Acontece durante a etapa reducional (prófase I) da divisão celular meiose. Aumenta a variabilidade genética.