O funcionamento do comando consiste da seguinte forma, ao acionar o botão de liga os contatores KM1 e KM3 entram em funcionamento simultaneamente, observe que o contator KM3 fecha os terminais 4-5-6 do motor (fechamento estrela), ao mesmo tempo KM1 energiza os terminais 1-2-3 do motor, sendo assim o motor parte em ...
Amplamente utilizada em máquinas e áreas industriais, a chave magnética de segurança é capaz de automatizar processos, e assim é a responsável por desempenhar a importante função de monitoramento ou trava das portas de acesso a áreas de risco. ...
Chaves rotativas são chaves que, através do acionamento de contatos por cames, oferecem soluções práticas para a maior parte das necessidades de seleção e comutação.
Assim como as demais partidas indiretas que conhecemos, a partida estrela-triangulo também tem como principal objetivo reduzir a corrente de partida do motor, para que assim a corrente de partida seja menor, fazendo com que a partida seja mais suave e consequentemente mais viável para a maioria das aplicações.
A partida estrela triângulo é um método de partida usado em motores elétricos trifásicos. Ela utiliza uma chave com o mesmo nome, manual ou automática, e é interligada aos rolamentos do motor, devendo estar acessíveis em seis terminais.
A chave de partida compensadora alimenta o motor com tensão reduzida em suas bobinas na partida. Essa redução é feita através da ligação de um autotransformador em série com as bobinas do motor, após o motor ter acelerado, elas voltam a receber tensão nominal.
Formula
Vamos supor que queremos ligar um motor com 4 amperes de corrente nominal. e queremos descobrir que contator utilizar. Para fazer o calculo, colocando os valores na fórmula, basta multiplicar 4 por 1,15, que vai dar 4,60 amperes. A corrente que o contator suporta deverá ser maior ou igual a 4,60 amperes.
O disjuntor geral do quadro de distribuição deverá ser sempre menor ou igual ao disjuntor de proteção da entrada de energia. No seu caso, cabo 10mm2 possui capacidade de 63A, mas como na entrada o disjuntor é de 60A, o quadro deverá ter um disjuntor bipolar de 50A.
O DPS classe II é destinado a proteção contra surtos elétricos ocasionados por descargas atmosféricas indiretas, ou seja, caem próximo à edificação ou as linhas de transmissão de energia ou dados. O DPS classe III é um dispositivo de proteção que deve ser utilizado próximo ao equipamento protegido.
É um DPS destinado à proteção contra sobretensões provocadas por descargas atmosféricas diretas sobre a edificação ou em suas proximidades, com alta capacidade de exposição aos surtos.
Segundo a norma NBR 5410, o DPS deve ser instalado em todas as instalações elétrica com o objetivo de prevenir surtos elétricos na rede! A norma permite que a instalação do DPS seja feita tanto antes, quanto depois do disjuntor geral.
O VCL deve ser instalado em paralelo com a carga, pode ser instalado entre condutores vivos ou condutores vivos e condutor terra. Fluxograma de instalação CLAMPER VCL, tipo fluxograma, que pode ser utilizada como fonte auxiliar de informação. É importante que para especificação do DPS seja recorrido à NBR 5410.