No início do século XX Fritz Schaudinn (1903) descreveu outra espécie de ameba a Entamoeba coli, considerada não patogênica, e renomeou a Entamoeba dysenterie como Entamoeba histolytica devido a sua habilidade de lisar tecidos, está caracterizada como patogênica (Martinéz-Baez 1989).
Amebíase é uma infecção causada por Entamoeba histolytica. É geralmente assintomática, mas diarreia e disenteria leve a grave podem ocorrer. Infecções extraintestinais incluem abscessos no fígado.
Alguns dos principais sintomas que podem indicar a infecção pela Entamoeba histolytica são:
Existem várias opções de tratamento para a amebíase. As formas leves ou assintomáticas podem ser tratadas com Teclozam. Para as formas sintomáticas, as opções são metronidazol, tinidazol ou secnidazol. As infecções por Entamoeba dispar ou Entamoeba moshkovskii não necessitam de tratamento.
Amebíase é causada pelo parasita Entamoeba histolytica, que entra no organismo principalmente por meio da ingestão de água ou comida contaminadas. Esse parasita também pode entrar no corpo por meio do contato direto com a matéria fecal.
Esse quadro ocorre em portadores assintomáticos. Quando o equilíbrio entre parasita e hospedeiro é rompido, os trofozoítos migram para a submucosa intestinal, multiplicando-se ativamente e através da circulação porta podem atingir outros órgãos (forma extraintestinal), consistindo na forma virulenta.
Normalmente, os vermes causam flatulência, diarreia e dor abdominal, os mesmos desconfortos que incomodam quem tem intolerância à lactose. Mas eles ainda podem causar perda de apetite e de peso, tosse, insônia, anemia, excesso de sono, problemas de memória e respiratórios, cansaço e até depressão.
Olá, o leucograma não faz diagnóstico de parasitose intestinal, mas o aumento dos eosinófilos (eosinofilia), pode ser ocasionada pela presença de verme. Procure seu médico para analisar seu leucograma e correlacionar com seus sintomas.
Existem verminoses, como por exemplo, a Esquistossomose, que para seu Diagnóstico, podem precisar da dosagem de anticorpos no sangue ou complementação com Ultrassonografia. Outras parasitoses podem se beneficiar de Radiografias para detectar a presença de ovos ou cistos.
Exames simples como o hemograma completo podem sugerir alergia quando há aumento de eosinófilos (células sanguíneas responsáveis pela defesa do organismo). A dosagem da Imunoglobulina E total pode ser feita em pacientes com história de rinite, asma e dermatite atópica.
A contaminação acontece através do contato, principalmente a ingestão, de água e alimentos infectados e por meio de feridas na pele. Os principais sintomas das verminoses são dores abdominais, náuseas, vômitos, diarreia, falta de apetite, perda de peso, anemia, problemas respiratórios.
Para evitar as verminoses, algumas recomendações podem ser seguidas:
As verminoses são doenças causadas por vermes parasitas pertencentes aos grupos dos platelmintos e nematelmintos. A maioria pode ser evitada através da adoção de medidas de saneamento básico e de higiene pessoal. a) Agente etiológico: Schistossoma mansoni, platelminto pertencente à classe Trematoda.
Os vermes são animais invertebrados de corpo mole, ou seja, animais sem espinha dorsal. Existem no mínimo 20 mil espécies ou tipos,de vermes. Eles não são todos da mesma família, na verdade, pertencem a vários grupos de animais. Os mais conhecidos são os vermes planos, redondos e segmentados.
Tradicionalmente são chamadas de verminoses as doenças provocadas por organismos do Filo Platyhelminthes e Nematoda. Esses dois filos possuem representantes com corpo alongado e que popularmente são chamados de vermes. Os platelmintos são conhecidos principalmente por possuírem corpo achatado.
A carência de serviços de água potável, coleta e de tratamento de esgoto, cria um ambiente propício ao desenvolvimento de doenças graves, como a diarreia, hepatite A, verminose e outros. A maior parte das doenças relacionada à falta de saneamento básico se desenvolvem devido à água contaminada.
As verminoses podem ser facilmente prevenidas com hábitos simples de higiene e com a ampliação do saneamento básico, responsável por fazer o tratamento adequado do esgoto e levar água limpa a toda a sociedade.
Resposta. Resposta: O saneamento básico é talvez a forma mais eficaz para o controle dessa doença, assim como das demais parasitoses causadas por vermes. Nesse caso, a eliminação dos vetores, os caramujos, também pode ser listada como meio de controle da endemia (doença que mantém o seu nível de incidência) no país.
O surgimento de parasitoses intestinais está diretamente associado à falta de saneamento básico, tendo em vista que isso aumenta significativamente as chances dos moradores locais consumirem água e alimentos contaminados.
Os ancilóstomos causam uma doença chamada ancilostomíase, também conhecida como amarelão. Ela é transmitida quando o indivíduo anda muito tempo com pés descalços em regiões que não há higiene alguma. Sendo assim, sem saneamento básico, é possível que essa doença ocorra.
O saneamento básico evita que as pessoas entre em contato com água contaminada, e com fezes. Sendo assim dificultando a proliferação é contaminação direta com as verminoses.
O saneamento básico é um assunto de interesse nacional, pois impacta diretamente a vida dos cidadãos. As atividades que englobam esse serviço são essenciais para a prevenção de doenças, redução da mortalidade infantil, melhorias nos índices de educação e empregabilidade, expansão do turismo etc.