A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é o documento que define os conhecimentos essenciais que todos os alunos da Educação Básica têm o direito de aprender. Prevista em lei, ela deve ser obrigatoriamente observada na elaboração e implementação de currículos das redes públicas e privadas, urbanas rurais.
Portanto, os objetos de conhecimento são os conteúdos, conceitos e processos organizados em diferentes unidades temáticas que possibilitam o trabalho multidisciplinar, e são aplicados a partir do desenvolvimento de um conjunto de habilidades.
Objetos de aprendizagem virtuais constituem-se em um novo parâmetro educativo que utiliza a elaboração de um material didático envolvendo conteúdos, interdisciplinaridade, exercícios e complementos. ... A base teórica para a construção desses objetos é o paradigma da virtualidade e a virtual literacy como eixo central.
Um “repositório” é um site que contém recursos digitais úteis para a aprendizagem formal ou não formal, com mídias como textos, imagens estáticas (mapas, gráficos, desenhos ou fotografias) ou animadas (vídeos e filmes), arquivos de som e objetos de aprendizagem.
A Plataforma Integrada MEC de Recursos Educacionais Digitais consiste em um espaço dinâmico, com ferramentas de buscas eficientes e de fácil manipulação para os profissionais da educação, combinando um modelo de ambiente de conteúdos digitais com um modelo de rede social.
Plataformas de ensino são ambientes virtuais de aprendizagem. Eles foram criados para oferecer aos alunos e tutores EAD um ambiente educacional semelhante ao das salas de aula. As plataformas de ensino funcionam com base em um LMS, ou Learning Management System.
Conforme mencionamos, as plataformas digitais educacionais nada mais são do que plataforma de ensino a distância com recursos audiovisuais. Sendo assim, para criar sua plataforma de cursos online, por exemplo, você irá utilizar uma plataforma VOD (Vídeo sob Demanda) ou um Learning Management System (LMS).
O Educação Conectada tem o objetivo de apoiar a universalização do acesso à internet em alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica. A iniciativa atende o Plano Nacional de Educação (PNE), que determinou a inserção da tecnologia nas salas de aula.