A molécula ATP armazena energia proveniente da respiração celular e da fotossíntese, para consumo imediato. Seu aproveitamento é feito associando a remoção de seu grupo fosfato terminal aos processos que requerem energia.
Na difusão facilitada, não há gasto de energia pelo transporte ser A FAVOR do gradiente de concentração, também existe a presença de proteínas específicas para cada íon transportado. ... No transporte ativo, há gasto de energia pelo transporte ser CONTRA o gradiente de concentração.
Quando a célula precisa de energia para fazer funcionar uma bomba de sódio e potássio, por exemplo, ela irá quebrar a molécula de ATP. Essa quebra é bastante simples, uma vez que é feita por hidrólise (quebra pela água).
Portanto, o ATP possui três funções primordiais na contração muscular, fornecendo energia para o encurtamento do sarcômero, viabilizando o desligamento actomiosínico por interação físico-química ao filamento espesso e suportando a bomba de cálcio, o que encerra a ciclagem das pontes cruzadas.
Resposta. Trifosfato de adenosina, adenosina trifosfato ou simplesmente ATP, é um nucleotídeo responsável pelo armazenamento de energia em suas ligações químicas. É constituída por adenosina, um nucleosídeo, associado a três radicais fosfato conectados em cadeia. A energia é armazenada nas ligações entre os fosfatos.