Com a evoluпїЅпїЅo da Internet, surgiram novas necessidades. NegпїЅcios passaram a existir de forma on-line, meios de comunicaпїЅпїЅo, fazem uso constante desta poderosa ferramenta que пїЅ a Internet. Mas como esta tecnologia chegou a este ponto?
O atributo uri informado nпїЅo indica que essa tag estпїЅ sendo baixada do site da Sun, пїЅ apenas um alias que estпїЅ mapeado em um arquivo .tld dentro da biblioteca de implementaпїЅпїЅo da taglib. ApпїЅs referenciпїЅ-la vocпїЅ poderпїЅ utilizar umas das possпїЅveis tags definidas no corpo da sua pпїЅgina JSP. A Tabela 3 ilustra as tags disponпїЅveis que podem ser usadas dentro da pпїЅgina JSP.
Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiпїЅncia para nossos usuпїЅrios, consulte nossa polпїЅtica de privacidade.
O atributo file пїЅ o пїЅnico atributo da diretiva include, sendo obrigatпїЅrio. Ele faz referпїЅncia para o arquivo que contпїЅm o texto estпїЅtico ou o cпїЅdigo que serпїЅ inserido dentro da pпїЅgina JSP. Ele pode referenciar qualquer arquivo baseado em texto пїЅ HTML, JSP, XML, ou um simples arquivo .txt пїЅ usando uma URL relativa (relativeURL). Uma URL relativa nпїЅo pode ter um protocolo, um hostname ou um nпїЅmero de porta. Pode ou ser um caminho relativo para o arquivo JSP corrente, ou um caminho relativo para a raiz do documento da aplicaпїЅпїЅo web. Um exemplo correto de utilizaпїЅпїЅo seria:
O resultado пїЅ a exibiпїЅпїЅo de uma pпїЅgina com o texto Ola Mundo. No cпїЅdigo da pпїЅgina serпїЅ exibido apenas HTML e nпїЅo JSP. Para o teste, clique com o botпїЅo direito na tela e mande exibir o cпїЅdigo fonte como na listagem 2.
Quando usamos a aпїЅпїЅo <jsp:include>, esta delega o controle do processamento da requisiпїЅпїЅo temporariamente para o componente incluпїЅdo. Uma vez que o componente incluпїЅdo tenha terminado seu processamento, o controle пїЅ transferido novamente para pпїЅgina que o incluiu.
Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiпїЅncia para nossos usuпїЅrios, consulte nossa polпїЅtica de privacidade.
JSP (JavaServer Pages) é uma tecnologia de programação utilizada para desenvolver aplicações web dinâmicas em Java. Ela permite a criação de páginas web que podem ser geradas dinamicamente no servidor, combinando código Java com marcação HTML. O JSP é uma alternativa ao uso de servlets, oferecendo uma maneira mais fácil e eficiente de criar páginas web dinâmicas.
O JSP funciona através da combinação de código Java com marcação HTML. O desenvolvedor pode inserir trechos de código Java dentro de tags especiais, chamadas de tags JSP, que são processadas pelo servidor antes de enviar a página para o navegador do usuário. Essas tags JSP são reconhecidas pelo servidor e podem ser utilizadas para executar lógica de negócio, acessar bancos de dados, manipular dados e gerar conteúdo dinamicamente.
Estava em um projeto da minha faculdade onde estava usando o arquivo JSP para enviar os dados de um formulário HTML para o banco de dados MYSQL. Após aprender como criar objetos em Java, responsáveis por armazenar os dados do formulário e enviá-lo para o JSP, me surgiu uma dúvida... Os arquivos JSP são apenas usados como intermediários para a comunicação entre o Front-end e o Back-end ? Que outras aplicações eles podem desempenhar no cenário do Back-end?
Como uma pпїЅgina HTML pode incluir o conteпїЅdo de outras pпїЅginas HTML, uma pпїЅgina JSP pode incluir conteпїЅdos de outras pпїЅginas JSP e HTML. Isso пїЅ feito com auxпїЅlio da diretiva include. Assim, quando a engine JSP gera o cпїЅdigo Java para uma pпїЅgina JSP, ele tambпїЅm insere o conteпїЅdo da pпїЅgina incluпїЅda no Servlet que foi gerado. Ao ato de traduzir um grupo de pпїЅginas em uma пїЅnica classe Servlet, chamamos de unidade de traduпїЅпїЅo. Algumas das tags JSP afetam toda a unidade de traduпїЅпїЅo e nпїЅo somente a pпїЅgina onde eles estпїЅo declarados. Alguns pontos importantes referentes a uma unidade de traduпїЅпїЅo:
Timestamp: пїЅ uma sequпїЅncia de caracteres, denotando a data e/ou hora (tempo) no qual certo evento ocorreu. Esta data пїЅ frequentemente apresentada em um formato consistente, permitindo uma fпїЅcil comparaпїЅпїЅo de dois registros diferentes, e possibilitando seguir de perto a ocorrпїЅncia dos eventos a medida que o tempo avanпїЅa. A prпїЅtica de armazenar timestamps de uma maneira consistente junto com os dados atuais пїЅ chamado de timestamping.
A internet foi concebida de forma a funcionar como cliente X servidor, ou seja, temos um cliente que пїЅ o navegador web (browser) e o servidor http(web). Existem, na tecnologia disponпїЅvel para Web, duas classificaпїЅпїЅes de tecnologia, uma que funciona do lado do cliente ou Client-side e uma que funciona do lado do servidor ou Server-side.
Assim como no exemplo do primeiro artigo sobre Servlets, iremos utilizar a IDE Eclipse, versпїЅo Ganymede (3.4; ver Links), para auxiliar no desenvolvimento da aplicaпїЅпїЅo de exemplo. TambпїЅm utilizaremos o container web Tomcat 6 para rodar a aplicaпїЅпїЅo. Caso vocпїЅ encontre dificuldades em criar um projeto web no Eclipse, veja artigo anterior que descreve os passos necessпїЅrios para criaпїЅпїЅo e configuraпїЅпїЅo.
Embora, estruturalmente, uma pпїЅgina JSP possa ser vista como uma pпїЅgina HTML, ela na prпїЅtica executa como um Servlet. A engine JSP analisa o arquivo JSP e cria um arquivo Java correspondente. Este arquivo declara uma classe Servlet e mapeia seus membros diretamente para os elementos do arquivo JSP. A engine JSP entпїЅo compila a classe, a carrega em memпїЅria e a executa como qualquer outro Servlet. A saпїЅda deste Servlet пїЅ entпїЅo enviada para o cliente.
Quando acontece uma requisição por parte do usuário, o servlet recupera as informações através da solicitação (request). Para conseguir resgatar as informações que são passadas nos campos de entrada, é necessário que a propriedade name seja definida e usada com o mesmo nome no parâmetro do método getParameter(name).
HTTP é um protocolo de transferência que possibilita que as pessoas que inserem a URL do seu site na Web possam ver os conteúdos e dados que nele existem. A sigla vem do inglês Hypertext Transfer Protocol. ... Portanto, o navegador que você usa é um cliente HTTP que envia solicitações constantemente ao seu servidor.
Nesse ponto entra o HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure), que insere uma camada de proteção na transmissão de dados entre seu computador e o servidor. Em sites com endereço HTTPS, a comunicação é criptografada, aumentando significativamente a segurança dos dados.
Essa camada adicional permite que os dados sejam transmitidos atravГ©s de uma conexГЈo criptografada e que se verifique a autenticidade do servidor e do cliente atravГ©s de certificados digitais. A porta TCP usada por norma para o protocolo HTTPS Г© a 443.