Outros exemplos de custos indiretos Equipamentos de escritório; Prestadores de serviços terceirizados, como limpeza, segurança e vigilância; Aluguel do espaço da fábrica; Seguros e taxas de manutenção.
Orçamento de obra é um documento criado para visualizar o investimento necessário na execução de um projeto. ... Quando se trata de obras da construção civil, itens como mão de obra, equipamentos e gastos com água, luz e combustível – em cada etapa do serviço – precisam ser levados em conta.
Para efeito de apuração de custos, distingue-se a mão de obra direta (o trabalho diretamente empregado na fabricação de um bem ou serviço), e a mão de obra indireta (o trabalho realizado em atividades frequentemente indivisíveis, de supervisão ou apoio à produção, tais como a manutenção de máquinas e equipamentos, ...
Os custos diretos são aqueles destinados diretamente para o produto vendido, a partir de um valor ou uma proporção pré-estabelecida. São os gastos que podem ter seu custo por produto medido de maneira bastante objetiva. Assim, por exemplo, vamos considerar uma fábrica que atua na produção de portas.
Principais tipos de custos de uma empresa
É fácil entender o que são custos fixos. São aquelas despesas que estão ligadas a atividade produtiva da empresa, mas que não variam com a quantidade vendida (ou produzida). O salário de gerente de produção não varia com a quantidade produzida e está diretamente ligado à produção, portanto, é um custo fixo.
O custo administrativo, presente em algumas contas de luz, está relacionado aos custos referentes a instalações defeituosas, problemas na rede, manutenção de cabos e estruturas danificadas por externos e etc.
De forma simplificada, despesas administrativas são os mais diversos gastos de uma empresa que não têm ligação direta com a produção ou com o core-business. Elas abrangem gastos como os com limpeza, manutenção, contas de consumo, recepção, materiais de escritório e departamento jurídico.
As despesas financeiras são aquelas referentes aos valores de encargos e juros que uma empresa contraiu em empréstimos e financiamentos, que devem ser pagas aos credores. Além disso, é um dos indicadores presentes na estrutura de uma Demonstrativos de Resultados de Exercício (DRE).
As despesas comerciais referem-se a gastos com marketing, propaganda, comissão de vendedores, transporte para visitar clientes, brindes, fretes, etc. As despesas administrativas são os salários, impostos, benefícios (como plano de saúde, vale-refeição, etc.), contabilidade, contas de água, luz, seguros, etc.
As Despesas Financeiras são as despesas que não são vinculadas à operação da firma. Vale destacar que as despesas financeiras, diferentes de outras despesas, ficam isoladas no DRE (demonstrativo de resultado).