Sintomas de Gangrena
As infecções necrosantes da pele, como a celulite necrosante e a fasciite necrosante, são formas graves de celulite que se caracterizam pela morte da pele e tecidos infectados (necrose). A pele infectada fica vermelha, quente ao toque e, às vezes, inchada, e bolhas de gás podem se formar sob a pele.
Necrose indica morte celular ou de tecidos no organismo. Sabe-se que o processo de necrose envolve também o processo inflamatório no local. Várias são as causas de necrose, entre elas, diminuição do aporte de sangue ou falta de oxigenação com a presença de toxinas e enzimas que levam à morte celular.
Necrose: Essa forma de morte celular, ocorre apenas quando há a digestão da célula por enzimas lisossomais. Dentro da célula, existem cisternas (lisossomos) cheias de substâncias (enzimas), que são responsáveis pela digestão da célula (autólise), assim como o estômago é responsável pela nossa digestão.
A chamada necrose caseosa é uma variedade de necrose coagulativa que ocorre na tuberculose, embora não seja exclusiva desta. O termo caseoso é macroscópico e indica aspecto semelhante a queijo (mineiro ou ricota).
TUBERCULOSE. GRANULOMA. OBSERVE VÁRIOS PEQUENOS GRANULOMAS CONFLUENTES COM MACRÓFAGOS E CÉLULAS GIGANTES MULTINUCLEADAS, TIPOS CORPO ESTRANHO OU LANGHANS, E LINFÓCITOS NA PERIFERIA. À DIREITA, NOTE OS SEPTOS ALVEOLARES COM INFILTRADO LINFOCITÁRIO E OS ESPAÇOS AÉREOS COM HEMÁCIAS E ALGUNS MACRÓFAGOS.
Olá! A necrose por coagulação ocorre por hipoxia celular. O trombo se forma e obstrui as artérias, arteríolas e capilares, consequentemente o sangue não é perfundido pelos tecidos. Um bom medicamento no caso de embolias é a varfarina, um anticoagulante que pode desmanchar alguns coágulos pequenos.
A Doença Granulomatosa Crónica (DGC) é uma doença geneticamente determinada (hereditária), caracterizada por uma incapacidade das células fagocitárias (também denominadas fagócitos) em produzir peróxido de hidrogénio e outros oxidantes necessários para eliminar certos microrganismos.
O complexo de Ghon é uma lesão pulmonar causada pela tuberculose. As lesões consistem em focos de infecção calcificados e um nódulo linfático associado.
Tuberculose primária – ocorre durante uma primo-infecção, pode evoluir tanto a partir do foco pulmonar quanto do foco ganglionar ou, então, em conseqüência da disseminação hematogênica. Isso acontece em 5% dos primo-infectados.