Embora a escovação com a maioria dos cremes dentais ajude a massagear a gengiva,O MELHOR CREME DENTAL para a gengiva é formulado com ingredientes que servem para prevenir a gengivite e a periodontite. Um deles é o triclosan, como dito acima. O ingrediente mais importante para a sua saúde bucal, porém, é o flúor.
Quais São os Melhores Cremes Dentais?
PARODONTAX
Neste post, você entendeu o que é, quais são as causas e as principais consequências da periodontite, provocada pelo avanço de uma infecção bacteriana na gengiva. Quando não tratada, a doença pode levar à perda da dentição, fator que prejudica tanto a aparência quanto a função do sorriso.
Esta situação produz derivados prejudiciais que ativam a resposta inflamatória natural do seu organismo, levando a gengivas inchadas e inflamadas. Caso não seja tratada, a doença periodontal pode piorar à medida que a placa endurece e se torna tártaro, um depósito áspero que não pode ser removido apenas pela escovagem.
A Periodontia é um ramo da Odontologia que se dedica ao estudo, prevenção e tratamento dos problemas que afetam os tecidos periodontais, que são aqueles que sustentam e fixam os dentes. O profissional atuante nessa área é o periodontista.
Como prevenir a periodontite? A melhor forma de prevenir esta doença passa pela realização de uma correta higiene oral, assim como pela visita regular ao médico dentista. Certifique-se que escova todas as superfícies dos dentes, com uma escova e uma pasta de dentes apropriadas. Faça-o, pelo menos, duas vezes ao dia.
Os três tipos de doenças periodontais mais recorrentes são a gengivite, a periodontite e a periodontite avançada, e afetam a saúde bucal dos pacientes de formas diferentes.
As áreas da odontologia e os procedimentos odontológicos que mais se identificam com este objetivo são: Cirurgia – extrações de dentes condenados e sem condições de serem reabilitados; Periodontia – tratamento da saúde gengival (vide detalhes abaixo); Endodontia – tratamento de canal (vide detalhes abaixo);
Periodontia
O Técnico em Prótese Dentária é o profissional de saúde que trabalha em conjunto com o cirurgião-dentista para restabelecer a capacidade mastigatória e estética do paciente por meio de próteses dentárias. A grande demanda atual da estética corporal e bucal faz com os serviços do TPD seja cada vez mais requisitado.
Dentro da área odontológica, o especialista responsável por essa extração é o cirurgião-bucomaxilofacial ou o próprio cirurgião-dentista. A técnica é indicada para casos em que o dente siso não nasce adequadamente ou não possui espaço na arcada dentária.
O Cirurgião Buco Maxilo Facial realiza a extração de qualquer tipo de dente. É importante ressaltar também que não importa se o dente está incluso (dentro da gengiva) ou erupcionado (já para fora da gengiva), esse tipo de procedimento é a especialidade de um Cirurgião.
A exodontia é o ato cirúrgico que corresponde a uma extração de dente, ou seja, é remover, extrair, “tirar” ou “arrancar” um dente." A extração dentária é uma pequena cirurgia ou operação, referida como um dos procedimentos estomatológicos mais ancestrais de que há registo.
Essa técnica é feita apenas com aplicação de anestesia local e em consultório, mas só pode ser realizada por um cirurgião dentista ou especializado em cirurgia bucomaxilofacial. Para realização desse tipo de extração, deve-se fazer um corte na gengiva para ter acesso ao local da extração.