Crosta terrestre: camada mais superficial, de estrutura relativamente fina e bastante rochosa. Manto: localizada abaixo da crosta, apresenta propriedades sólidas. Núcleo: camada mais interna e quente da Terra. ... Núcleo interno: também formado de níquel, mas com ferro sólido.
A mesosfera é uma região extremante fria com temperaturas que variam de -10 a -100°C. Assim, a mesosfera é considerada a camada mais fria da atmosfera. Nela, a temperatura cai proporcionalmente com o aumento da altitude, como resultado da diminuição do aquecimento solar.
A termosfera é a camada da atmosfera terrestre localizada acima da mesopausa, uma camada que separa a termosfera da mesosfera. Seu limite superior é a exosfera, a última camada atmosférica. É a camada onde ocorrem as auroras e onde orbita a estação espacial, o ônibus espacial e vários satélites.
Resposta. - Concentra cerca de ¾ dos gases presentes na atmosfera terrestre e quase a totalidade do vapor de água. - Nesta camada ocorrem os fenômenos climáticos (chuva, geada, vento, neve, furacões entre outros).
É na troposfera que ocorre a formação de chuvas, relâmpagos, nuvens e poluição do ar.
Resposta. É a aeroluminescência. Fenômeno ótico da Atmosfera Terrestre, consistindo na emissão da radiação eletromagnética pelos constituintes atmosféricos em decorrência de processos de reações fotoquímicas e iônicas.
Na mesosfera a queda de temperatura passa a ocorrer em virtude da baixa concentração de moléculas e da diminuição do calor oriundo da camada de ozônio, que ficou pra baixo. Apesar da baixa concentração, o ar presente na mesosfera é suficiente para oferecer resistência a objetos que entrem em nossa atmosfera.