Como identificar ambiguidades com questões de concurso e vestibular
Costuma-se falar em duplo sentido principalmente para construções em que há duas interpretações possíveis: o sentido literal, mais ingênuo; e o segundo sentido, com fundo sarcástico, remetendo a referências sexuais ou ofensivas.
Efeitos de sentido são possibilidades de expressão escolhidas pelo emissor de acordo com a intenção comunicativa. Eles podem ser: duplo sentido, ambiguidade, ironia e humor. Durante a produção textual, muitas vezes utilizamos recursos para expressar algum sentido além do óbvio.
02. Qual o efeito de sentido causado palavra “tamanho”? O efeito que causa é de algo grandioso, e também foi usada para dar destaque ao anúncio .
Resposta: O efeito de sentido que o diálogo provoca é de alertar seus leitores sobre determinado assuntos.
Resposta. Resposta: Trata-se de uma indeterminação de sentido que palavras e expressões carregam, dificultando a compreensão do enunciado e, por isso, seu uso deve ser evitado.
Que efeito de sentido o emprego dessa alegoria cria no texto? Explique. Resposta: Cria humor, pois a imagem da ideia bracejando e fazendo piruetas contrasta com a seriedade do resultado do processo da cogitação: a invenção de um "medicamento sublime" voltado ao alívio da melancolia humana.
destacado está conjugado na 3ª pessoa do singular, no tempo presente do indicativo.
Indicativo: Presente: faço, fazes, faz, fazemos, fazeis, fazem. Pretérito imperfeito: fazia, fazias, fazia, fazíamos, fazíeis, faziam. Pretérito perfeito: fiz, fizeste, fez, fizemos, fizestes, fizeram.
Como devemos escrever: quando eu fazer ou quando eu fizer? Bem, nesse caso o verbo "fazer" está conjugado no modo subjuntivo e, de acordo com essa conjugação, o correto é dizer "quando eu fizer".
fazer - verbo