C₉H₁₃NO₃
Exemplo: a partir da fórmula molecular do ácido acético (C2H4O2) é possível determinar sua composição centesimal. Deve-se conhecer também as massas atômicas: H = 1; C = 12; O = 16. Uma molécula de ácido acético, de massa 60 u, é formada por 24 u de C, 4 u de H e 32 u de O.
Veja o exemplo abaixo:
A composição centesimal de um alimento exprime de forma básica o valor nutritivo ou valor calórico, bem como a proporção de componentes em que aparecem, em 100g de produto considerado (porção comestível do alimento), os grupos homogêneos de substâncias do alimento.
A fórmula percentual (ou composição percentual ou composição centesimal) indica a porcentagem em massa de cada elemento na substância, isto é, a massa de cada elemento químico que existe em 100 partes de massa da substância.
Teor significa a concentração, e ela é geralmente empregada em mol/l para melhor visualização do consumidor ou do estudioso em questão.
A fórmula percentual, ou fórmula porcentual, é uma fórmula química que expressa a proporção da massa de cada elemento em relação a massa total da molécula. É calculada dividindo-se a massa atômica de determinado elemento em uma molécula pela massa total da molécula e multiplicando-se o valor obtido por 100.
H2O: 18 x 5 = 90g.
159,609 g/mol
A massa da molécula é igual à soma dos átomos que a forma, sendo assim, para obtermos a massa molecular devemos somar as massas de todos os átomos contidos na fórmula das substâncias.
É possível calcular a massa de uma molécula pela soma das massas atômicas de cada átomo que forma a respectiva molécula. O resultado é denominado de Massa Molecular (MM).
A massa molar de átomos de um elemento é dada pela massa atômica relativa padrão do elemento multiplicada pela constante de massa molar, 1 × 10−3 kg/mol = 1 g/mol.
18 g/mol
Etano