1,20 m
O vão necessário depende da largura dos degraus, em geral 25 cm. A quantidade de degraus depende da altura de cada um (espelho), não mais que 18 cm. Divida a altura entre o piso inferior e superior por 18 cm, arredonde para mais e multiplique por 25 cm para saber o vão necessário. Qualquer dúvida, entre em contato.
Não é aconselhável quebrar paredes, pois isso pode comprometer a estrutura da casa. Um espaço de 1,80 x 2,70 é o suficiente para fazer uma escada com patamar.
Os melhores modelos de escada de alumínio: Nossas escolhas
Para calcular, basta dividir a altura total em metros por 0,18, já que cada degrau só pode ter no máximo 18cm de altura. É importante lembrar que, nesse caso, a altura total não é medida do piso ao teto do ambiente, e sim do piso de baixo até o piso de cima, que é a distância total que a escada precisa atender.
Como fazer escada de concreto? O passo a passo completo!
A Fórmula de Blondel consiste no valor da altura de 2 degraus acrescidos do valor da largura de 1 degrau. Neste raciocínio, há a seguinte equação no cálculo de escada: 2 alturas + 1 piso = variação de 1 passo. A variação, lembre-se, é entre 63 cm e 64 cm.
Em um terreno estreito ou em uma casa estreita, a melhor posição para colocar a escada é na transversal, ou seja, cortando o espaço na profundidade. Isso porque é melhor que ela divida os ambientes em dois do que reduza ainda mais a largura disponível no pedaço onde ela estiver.
Para ambientes com menos espaço, a escada em L, geralmente construída em cantos de parede, ocupa um espaço menor do que a escada reta e é muito utilizada em casas e apartamentos duplex. Outra opção para ambientes com espaço reduzido – mas o com pé direito alto – é a escada em U.
A maneira mais simples de executar uma escada é criar uma linha única de degraus, o que é muito utilizado em residências de lote estreito para economizar espaço da largura do imóvel.