Pintura
Giotto di Bondone foi um importante pintor e arquiteto italiano do período do Renascimento Cultural. ... Discípulo do grande mestre Cinni di Pepo (também conhecido como Cimabue), Giotto é considerado por estudiosos de história da arte como o grande inovador, pois introduziu a perspectiva na pintura.
A característica principal do seu trabalho é a identificação da figura dos santos como seres humanos de aparência comum. Esses santos com ar humanizado eram os mais importantes das cenas que pintava, ocupando sempre posição de destaque na pintura.
Enquanto humanista convicto, Giotto passou a estudar anatomias e feições para pintar rostos mais próximos da realidade. A busca pelas profundidades e volumes também tornou suas obras mais naturais do que as imagens esquemáticas produzidas na Idade Média.
Além das pinturas em telas, teve grande destaque na criação de afrescos e mosaicos.
Assim, a pintura de Giotto vem ao encontro de uma visão humanista do mundo, que foi cada vez mais se firmando até o Renascimento. Giotto, forma diminutiva de Ambrogio ou Angiolo, não se sabe ao certo, adotou a linguagem visual dos escultores, procurando obter volume e altura realista nas figuras em suas obras.
Giotto (1266-1337) foi um pintor italiano, considerado o primeiro expoente da Pintura Renascentista. Autor do desenho do "Campanário de Giotto", torre que se ergue na Praça do Dumo, junto à Catedral Santa Maria del Fior, de Florença. Realizou obras em Assis, Roma, Pádua, Florença, Nápoles e Bolonha.
Giotto di Bondone, mais conhecido por Giotto (Colle Vespignano, atual Vicchio, 1267 — Florença, 8 de janeiro de 1337), foi um pintor e arquiteto italiano....Giotto di Bondone.