Como visto, na Tabela Price, as parcelas são fixas. É um sistema em que a maior parte da primeira prestação é composta por juros. Assim, durante o financiamento, o valor pago em juros diminui e o valor pago em amortização aumenta, sem que o valor da parcela se altere.
Vantagens
“O financiamento imobiliário funciona assim: você paga o principal da dívida todo mês e o resto são juros e taxas. O pagamento desse principal reduz o saldo devedor, o que reduz os juros. ... No exemplo contrário, quando você não paga o principal da parcela, o saldo devedor e as parcelas futuras aumentam.
O saldo devedor nada mais é que o valor que ainda falta para quitar um financiamento. Esse saldo consiste no valor emprestado pelo banco mais os juros, seguros e demais tarifas acordadas em contrato.
É possível consultar o saldo devedor de um financiamento habitacional da Caixa por meio do internet banking ou então pelo App Caixa Habitação. Pelo aplicativo para smartphones, é possível acompanhar o andamento da dívida e fazer uma série de solicitações ao banco.
Então basta multiplicar o valor das parcelas pelo número de parcelas que ainda devem ser pagas. Vale lembrar que o saldo devedor considera o Custo Efetivo Total (CET) e, portanto, o valor final da dívida e não somente o valor solicitado com a incidência da taxa de juros.
SALDO RESIDUAL A CARGO DO DEVEDOR. ... - Exceto quando há previsão legal ou contratual em contrário, eventual saldo remanescente deve ser pago pelo devedor, uma vez que se trata de contrato de mútuo, no qual o mutuário se obriga a devolver ao mutuante o que dele recebeu na mesma a quantidade.