Os comprimidos de ivermectina devem ser ingeridos com água. Em geral, uma dose única do medicamento é suficiente para a eliminação de vermes e parasitas. A necessidade, ou não, de repetir o tratamento dependerá de avaliação médica e/ou realização de testes laboratoriais.
Vias de Administração / Posologia ou Concentração: Via oral (VO) e via transdérmica (VT). Cães e Gatos: Microfilaricida: 50-200 mcg/kg, VO, 1 vez ao dia, durante 2 semanas. Prevenção da Dirofilariose: 6-12 mcg/kg, VO, 1 vez ao mês. Demodicose: 0,4-0,6 mg/kg, VO, por 3-4 semanas a cada 24 horas.
Você deve enrolar o gato na toalha de banho, manta ou outra coberta grossinha e deve colocar a medicação com o auxílio do dedo na garganta do bichinho. Depois faça uma leve massagem na garganta dele, para auxiliar na descida do comprimido.
Para medicar um gato manso e sossegado, basta segurar o topo da cabeça dele com sua mão “menos coordenada”, posicionando o polegar e o indicador embaixo de suas bochechas e, em seguida, movimentar levemente a cabeça dele para trás para que ele olhe para o teto.
Acrescente uma colher de sopa de fígado em cubinhos a 2 – 3 vezes por semana na comida atual do seu cachorro. Pode ser até cru, mas se você achar muito “eeeeeewwwww” pode cozinhar e aproveitar um pouco da água (redução) para molhar a comidinha. Dê um probiótico.
O trabalho dentro de água com um tapete rolante é um dos melhores exercícios para reforçar a musculatura. As caminhadas em chão com declive são outro dos que se devem praticar. A inclinação vai reforçar mais o terço posterior e o cão aumentará a potência muscular.