Exercícios Para Condromalácia Patelar
Como é feita a fisioterapia para o joelho
Na liberação miofascial o fisioterapeuta realiza pressão e alongamentos sobre a área afetada. A técnica procura agir sobre os músculos e a fáscia que os envolve. Assim, combate os sintomas causados pela fascite plantar e relaxa a tensão local. Melhorando, portanto, a qualidade dos movimentos.
Na tradução, a liberação miofascial é um procedimento de relaxamento que envolve a manipulação dos tecidos musculares e conjuntivo fáscia, que fica em volta dos músculos. Então, ela funciona para aliviar o corpo depois de atividades intensas, tipo uma prova ou um treino de musculação muito pesado.
Quem pode aplicar a terapia de liberação miofascial? Muitos profissionais de saúde podem aplicar a terapia de liberação miofascial, desde que adequadamente treinados. Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, Quiropraxistas, Osteopatas, Médicos, Massoterapeutas, entre outros.
Os terapeutas mais indicados para o tratamento com ventosas são os formados em Medicina Tradicional Chinesa, o acupunturista e o fisioterapeuta especialista em acupuntura ou que tenha conhecimento desse tipo de técnica.
Como fazer liberação miofascial? A aplicação da liberação miofascial pode ser feita de maneira manual, com a manipulação de tecidos por meio de deslizamento, apoios e pressões. O profissional de fisioterapia pode usar um rolo para fazer essa liberação, dosando intensidade e pressão exercidas.
A fáscia é um sistema do corpo com a aparência bem similar a uma teia de aranha. Mais claramente, essa “teia” nada mais é do que um tecido conjuntivo fibroso. Uma tecido gigantesco que cobre e interpenetra cada músculo, osso, nervo, artéria e veia.
O médico pode orientar o uso de analgésicos, como Paracetamol ou Dipirona, ou anti-inflamatórios, como Diclofenaco, que podem ser usados em forma de comprimidos, pomadas ou loções, além dos relaxantes musculares, como ciclobenzaprina.
Os PGs consistem em uma disfunção focal dentro do músculo, onde a fibra muscular está contraída ao máximo (“nó de contração”). Os fatores que desencadeiam os PGs são a sobrecarga e fadiga muscular, devido excesso de trabalho e traumas locais.
Terapias para alívio dos pontos-gatilho Os anti-inflamatórios e analgésicos têm sido indicados para o alívio das dores musculares. Também podem ser combinados com o uso de relaxantes musculares.
Existem pontos que se tornam dolorosos quando ativados durante uma lesão em toda nossa musculatura esquelética. Estas áreas de hipersensibilidade dentro dos músculos são denominadas de trigger points ou pontos-gatilho. ...