É formada principalmente por colágeno tipo IV, laminina e proteoglicanas. A membrana basal é formada pela lâmina basal juntamente com fibras reticulares e complexos de proteoglicanas e glicoproteínas, sendo, visível ao microscópio óptico quando utilizamos técnicas específicas, como o PAS (ácido periódico de Schiff ).
Conjunto formado pelo epitélio e pelo tecido conjuntivo que recobre internamente a superfície úmida de órgãos ocos do trato digestivo, do aparelho respiratório e do sistema uro-genital. O tecido conjuntivo das membranas mucosas é geralmente denominado lâmina própria.
Os tecidos epiteliais são polarizados, isso significa que possuem um lado voltado para fora do órgão (superfície apical) e o outro voltado para o lado interno (superfície basal).
O tecido epitelial é caracterizado por células que se apresentam justapostas e com pouca matriz intercelular. Esse tipo de tecido é encontrado revestindo superfícies e também secretando substâncias.
De acordo com a sua função, existem dois tipos de tecido epitelial: de revestimento e glandular. No entanto, pode haver células com função secretora no epitélio de revestimento.