Atualmente, o dicionário Houaiss, lançado em 2001, lista 400 mil palavras. Segundo Ieda Alves, o número de vocábulos que realmente existem é um pouco maior. "Se levarmos em consideração as palavras técnicas e científicas, devem existir cerca de 600 mil palavras na língua portuguesa", estima.
De 3000 a 4000 palavras – Suficiente para ler revistas e jornais fluentemente. Nesse nível avançado você deve ser capaz de manter conversas fluentes e discutir assuntos mais complexos. 8000 palavras – É mais do que qualquer pessoa precisa saber.
Uma pessoa normal conhece passivamente 70 mil palavras. A segunda é que um nativo só usa, ativamente, uma pequena porção dessas palavras quando fala: digamos que entre 10 mil e 15 mil palavras. É importante entendermos a diferença entre o conhecimento passivo e o ativo, se quisermos responder a pergunta de hoje.
Se você estabelecer o objetivo de aprender apenas 10 palavras por dia, você precisará de 200 dias (cerca de 6 a 7 meses) para aprender 2000 palavras. Com isso você já atingiria a fluência. Mas, você tem pressa! Então, pode se dedicar e decorar 20 palavras por dia.
As mulheres falam, em média, 20 mil palavras por dia, em comparação com meras 7 mil pronunciadas pelos homens, pelo menos segundo um livro de um neuropsiquiatra americano lançado em 2006.
O ser humano possui uma capacidade estimada de fala de 150 palavras por minuto.
Seletividade. Considerando a velocidade média com a qual alguém diz 300 palavras por minuto, um leitor leva cerca de um minuto para terminar uma página. Portanto, para ler um livro de 300 páginas por dia, o leitor médio deveria reservar 35 horas semanais.
Um bom ritmo de leitura desse material é de, no mínimo, 10 páginas por hora. Tem gente que lê 15 páginas por hora ou até mais do que isso, mas não precisa. O importante é você manter, no mínimo, 10 páginas por hora.