Colocar a mão na cabeça, no mesmo lugar, por diversas vezes; parar de realizar atividades que gosta bruscamente (brincar), além de evitar esforços físicos e claridade, podem ser alguns sinais de que a criança está realmente com dor.
O objetivo da avaliação da dor deve proporcionar dados acurados, a fim de determinar quais ações devem ser adotadas para prevenir, aliviar ou abolir a dor e, ao mesmo tempo, avaliar a sua eficácia8.
A Escala Visual Analógica – EVA consiste em auxiliar na aferição da intensidade da dor no paciente, é um instrumento importante para verificarmos a evolução do paciente durante o tratamento e mesmo a cada atendimento, de maneira mais fidedigna.
Como é essa dor? A dor de parto pode ser dividida de acordo com os três momentos que envolvem o nascimento: a dilatação, a expulsão do bebê e a expulsão da placenta. Durante o período de dilatação, que costuma durar entre 6 e 12 horas, a sensação é semelhante a uma cólica menstrual.
As contrações podem ou não estar associadas a dor, vai depender da intensidade da contração e da sensibilidade da mamãe. Estas dores geralmente estão localizadas na parte baixa do ventre mas podem irradiar para as costas.
O desenvolvimento do bebê com 39 semanas de gestação, que são 9 meses de gravidez, está completo e ele já pode nascer. Mesmo que a mulher tenha cólicas e a barriga fique muito dura, que representa as contrações de parto, ela poderá fazer uma cesária.