Em 1492, ano da própria descoberta da América, foi estabelecida a primeira colônia permanente na ilha de Hispaniola, por Cristóvão Colombo, o descobridor. Em poucas décadas muitas outras colônias foram estabelecidas, se espalhando pelas ilhas do Caribe e ainda pela Flórida e pelo Peru.
Enquanto isso, os colonos europeus começaram a plantar os alimentos cultivados pelos indígenas, como o milho, a batata, a abóbora, a abobrinha, o amendoim e o tabaco. Os europeus trouxeram para a América plantas como a cana-de-açúcar e o café, descobrindo que elas se desenvolviam bem no novo continente.
Explicação: Os Europeus classificaram o continente americano como povos de uma cultura distinta, negros, sem riquezas (como colares, ou pedras preciosas), aonde viviam por condições naturais.
Resposta. Com a chegada dos europeus foram várias as consequências, os povos pré-colombianos foram violentamente dominados, roubou-lhes suas riquezas, genocídio por meios de combates ou de doenças trazidas pelos europeus, e a destruição de sua cultura.
O continente americano foi colonizado principalmente por portugueses, ingleses, espanhóis, franceses e holandeses. Porém, o processo de colonização aconteceu de forma distinta entre os países do continente.
O início do processo de colonização portuguesa foi um “desencontro de culturas” (que mais correspondeu ao início do processo de extermínio e submissão dos indígenas, o genocídio) e que houve um processo de imposição cultural (que chamaremos de etnocídio, ou seja, os portugueses impuseram sua cultura sobre a cultura ...
Resposta. As potências da Europa que colonizaram a América, dexaram a marca europeia por todo o continente americano. Ex.: cultura, religião, etnia, economia, etc. Mesmo após os processos de independência dos países americanos, a miscigenação de amplos hábitos se tornaram ainda mais fortes.
Resposta: As terras brasileiras, os povos nativos uma natureza exuberante e uma cultura que não compreendiam.
Os europeus trouxeram doenças desconhecidas que infectaram os índios, morrendo milhões deles. Os que não morreram, foram em sua maioria escravizados ou viviam em reduções jesuítas. O território brasileiro, que já havia sido um dia uma terra indígena, passa a se tornar europeia.
Resposta. As consequências foram: Os europeus tinham como religião o CATOLICISMO e quando se encontraram com os índios aqui os obrigaram a se batizar a essa religião, muitos foram mortos pq não queriam isso e os poucos que sobreviverem deslocaram-se para a região Norte onde preservam sua cultura em tribos até hj.
Alguns historiadores chamaram o primeiro contato entre portugueses e indígenas de “encontro de culturas” (como uma tentativa de amenizar e adocicar as péssimas relações que foram mantidas), mas percebemos que o início do processo de colonização portuguesa foi um “desencontro de culturas”, que mais correspondeu ao ...
Resposta. Os portugueses viam os índios como inferiores por conta de seus costumes, vestimentas e cor de pele. Os índios viam os portugueses, em suas caravelas grandiosas e montados em cavalos como deuses.
As constantes guerras intertribais entre os índios foram usadas pelos colonos portugueses no estabelecimento de alianças que favoreciam tanto os interesses dos colonos como os dos próprios índios. ... Os portugueses dividiam os índios em dois grupos: os "índios mansos" e os "índios bravos".
Aliás, foram os europeus que chamaram de índios os povos nativos da região. ... Em 1500, os primeiros portugueses que desembarcaram no continente americano tomaram posse das terras e logo em seguida tiveram os primeiros contatos com os indígenas, chamados pelos portugueses de “selvagens”.
Os índios brasileiros chamavam-lhe "Curiua-Catu", o Homem Branco Bom e Amigo, e quase no final da sua vida foi nomeado capitão-mor do Grão Pará.
Os agrupamentos formados por povos indígenas são conhecidos como aldeias. Aldeia são povos que normalmente apresentam poucas pessoas como aglomerações de categoria relacionada ao interior a vila que pode se dispor com elementos da autonomia da administração e com a economia da subsistência.
Cacique é a denominação tradicionalmente adotada na língua portuguesa e outras línguas europeias para se referir aos chefes políticos ameríndios que faziam a ponte entre a administração colonial e os interesses locais.