O Movimento Manguebeat surgiu na década de 90. Mais especificamente no ano de 1991, quando cinco amigos chamados Chico Science, Fred Zero Quatro, Helder Aragão, Mabuse e Renato L decidiram movimentar a cena cultural do Recife.
Suingues Tropicais" (1979), os principais idealizadores do movimento manguebeat foram Chico Science, Fred 04, Renato L, Mabuse e Héder Aragão, que idealizaram o rótulo manguebeat, divulgando ideias, ritmos e contestações.
O Movimento Manguebeat desenvolveu-se em Recife, capital do estado de Pernambuco, a partir de 1991, e consistiu em uma “cena cultural”, especialmente de corte musical, que misturava elementos da cultura regional de Pernambuco, como o maracatu rural, com a cultura pop, sobretudo o rock'n roll e o hip-hop.
O termo manguebeat é fruto de uma junção da palavra mangue, que designa um ecossistema típico da nossa região, com a palavra beat, do inglês, que significa batida. O caranguejo, que é capturado e vendido por trabalhadores da região, tornou-se o símbolo do movimento cultural.
Recife, Pernambuco, Brasil
Por que a música ajuda muito as pessoas em tudo ,as vezes com uma manifestação artística você ajuda as pessoas quando elas mas precisa que tão passando por problemas familiares , ou brigas a manifestação artística ajuda as pessoas a se conforta.
''A cidade só cresce'' se refere ao desenvolvimento dos 3 setores, são eles: primário, secundário e terciário. ''O de cima sobe e o de baixo desce'' se refere às desigualdades. As riquezas não são distribuídas de maneira uniforme, o que faz com que os ricos fiquem mais ricos e os pobres fiquem mais pobres.
Caranguejos com cérebro (1992) É o nome do manifesto cultural datado de 1991 elaborado pelo jornalista, músico e também um dos pioneiros no movimento manguebit, Fred Zero Quatro e é composto de três subtítulos, Mangue, o conceito; Manguetown, a cidade e Mangue, a cena, sendo assim a análise segue a ordem documental.
O Movimento Manguebeat desenvolveu-se em Recife, capital do estado de Pernambuco, a partir de 1991, e consistiu em uma “cena cultural”, especialmente de corte musical, que misturava elementos da cultura regional de Pernambuco, como o maracatu rural, com a cultura pop, sobretudo o rock'n roll e o hip-hop.