O muro de arrimo é uma estrutura corrida que tem a função de conter uma parede vertical ou semi vertical. Para isso, ambas ficam apoiadas em uma fundação, que pode ser profunda ou rasa.
Normalmente os muros de arrimo aparecem nos terrenos que apresentam alguma inclinação (aclive ou declive). Nesse caso, para ocupar o terreno com alguma construção ou mesmo com um campo de futebol ou uma quadra poliesportiva são necessários cortes ou aterros para que se consiga uma superfície plana, sem inclinações.
Os muros de arrimo podem ser de vários tipos: gravidade (construídos de alvenaria, concreto, gabiões ou pneus), de flexão (com ou sem contraforte) e com ou sem tirantes. Muros de Gravidade são estruturas corridas que se opõem aos empuxos horizontais pelo peso próprio.
O muro de arrimo ou muro de contenção é um tipo específico de muro que serve para suportar a terra além de isolar o terreno. Ele é uma solução de segurança para terrenos em declive e ou com inclinação que receberão cortes para se tornarem planos.
O murro de arrimo nada mais é do que um detalhe localizado, nas obras de estabilização das encostas (solos), nas regiões montanhosas, junto às edificações, estradas ou ruas.
Mistura-se o solo com o cimento e um pouco de água e coloca-se essa massa nos sacos, logo após posiciona-se os sacos para formar as “fiadas” (camadas) que depois são bem socadas, cobertas por outra fiada e assim sucessivamente, até a parede ser completamente erguida.
A contenção de um deslizamento ou de um talude de corte deve ser escolhida entre as técnicas de melhoria de solos e contenções que mais se adaptem ao problema apresentado e que permite a contenção de taludes naturais e de corte, por meio da execução de tirantes, chumbadores, concreto projetado e drenagem.
Se você precisar cortar pedras de acabamento para encaixar na curva da sua parede de contenção, siga esse truque:
Utilizados para barrar enxurradas e sedimentos de terras em obras civis, os muros de contenção são estruturas de parede vertical ou quase vertical apoiadas em uma fundação rasa ou profunda.
Para a construção dos muros de contenção, os pneus são amarrados uns aos outros com cordas ou com arames revestidos de material plástico para garantir a durabilidade e evitar a corrosão do arame. Sayão ressaltou que a técnica não exige mão de obra especializada nem grandes maquinários.
Existem métodos que transformam pneus velhos, por exemplo, em combustível alternativo para fornos da indústria cimenteira. Há, também, técnicas de reciclagem que fazem dos pneus gastos insumos para pisos de quadras esportivas, tapetes de automóveis, solas de sapato e até asfalto.
O posicionamento das sucessivas camadas horizontais de pneus deve ser descasado, de forma a minimizar os espaços vazios entre pneus [9]. A face externa do muro deve ser revestida, para evitar não só carreamento ou erosão do solo de enchimento dos pneus, como também o vandalismo ou possibilidade de incêndios.
Selecionamos algumas ideias de upcycling com pneus para servir de inspiração, confira a seguir:
Os postos de gasolina e as borracharias também são estabelecimentos ideais para vender pneus usados. Além dos sites de comércio eletrônico, divulgue os produtos em grupos de compra e venda nas redes sociais.
60 ideias de artesanato com pneu para você fazer em casa
Coloque o pneu em cima do forro e pinte todo um lado. Coloque o pneu em um suporte, se necessário, e pinte o outro lado, quando o primeiro lado estiver seco. Para finalizar a sua peça, se achar necessário, aplique uma segunda camada de tinta em todo o pneu. E está pronto!