O plantio da cenoura é feito com a semeção direta no solo. As sementes são distribuídas uniformemente, e em linha contínua nos sulcos com 1,0 a 2,0 cm de profundidade e distanciados de 20 cm entre si. A distribuição das sementes pode ser feita manualmente ou com o emprego de semeadeira manual ou mecânica.
Deve ser feito de uma só vez, aos 25-30 dias após a semeadura, (Figura 1 e 2) deixando-se um espaço de 4 a 5 cm entre plantas. Espaçamentos entre plantas maiores do que o recomendado vão implicar em menor número de plantas por unidade de área com consequente redução da produção. Fig.
A irrigação é por aspersão. Os canteiros mais estreitos de 50 a 70cm de largura e altura cerca de 15cm proporcionam maior ventilação e menor incidência de doenças. A irrigação é por aspersão ou infiltração lateral.
O cultivo da cenoura dispensa a produção de mudas. A semeadura é realizada por sementes distribuídas diretamente nos canteiros, em linha contínua, nos sulcos de 1 a 2 cm de profundidade e distanciados 20 cm, uns dos outros.
A parte que você come, na verdade, é a raiz da planta e, naturalmente, não é onde estão as sementes. Vamos pensar, por um momento, como você consegue sementes de cenoura se guardar suas próprias sementes. Bem, provavelmente você consegue as sementes de plantas de cenoura que você não colheu.
Cavar um sulco de 1 a 2 cm de profundidade. As linhas de cenouras devem ser espaçadas de 20 cm a 30 cm. Coloque as sementes, que são pequenas, no centro do sulco. Cubra as sementes com uma camada fina de solo.
Coloque as cabeças de cenoura em um pote com água (não cobrir) e aguarde 15 dias. As raízes começarão a brotar folhas. Você pode preparar um vaso e plantar as cabeças de cenoura após brotarem.
A cenoura é uma cultura muito sensível quanto à disponibilidade de água no solo. ... Depois dessa fase, se existir um excesso de água disponível para as raízes, as mesmas absorverão grande quantidade de água e a pressão interna é tão grande que as raízes dividem ou racham no sentido do comprimento.
A cenoura responde à adubação orgânica especialmente em solos de baixa fertilidade e/ou compactados. É fundamental que o adubo orgânico esteja bem curtido. Tratando-se de esterco de gado, em geral aplicam-se 30 toneladas ou 60 metros cúbicos por hectare, antes do plantio.
Eles devem ter de 80 centímetros a 1,40 metro de largura, e de 25 a 30 centímetros de altura, montados a 30 centímetros uns dos outros. PLANTIO - Sobre os canteiros, trace sulcos com um ou dois centímetros de profundidade e distantes 20 centímetros.
Eles refletem diretamente na produtividade de milho. O espaçamento utilizado tradicionalmente pelos produtores era o de 80 cm a 90 cm entre linhas. Contudo, desde a última década, vem sendo cada vez mais adotado o espaçamento reduzido. Isso é, plantio deve ser feito com 45 cm a 50 cm entre linhas.
ÉPOCA - Em locais com boa irrigação, a plantação de mudas de bananeira se dá bem em qualquer período do ano. Porém, se a região for mais seca, a melhor época é o início da estação das chuvas. LOCAL - As regiões úmidas e com chuvas regulares são as mais indicadas para o plantio de bananeiras.
A lua cheia tem efeito direto sobre a copa das plantas e proporciona a concentração de energia nas raízes. Por conta disso, é a fase perfeita para plantios de culturas de raiz, como beterrabas, cenouras, cebolas, batatas e amendoim.
Época boa para plantar tomate, pimentão, jiló, quiabo, berinjela, feijão pepino, abóbora, milho, arroz, feijão e outras, sejam frutíferas, legumes ou cereais. ... Agora, se você quer plantar repolho ou couve-flor, faça isso nos primeiros dias da lua cheia. Isso porque rapidamente ela passa a sofrer o efeito da minguante.
Lua de Hoje
Setembro é um mês incrível para semear! É a época do início da primavera e também um dos momentos com mais possibilidades de hortaliças em época de plantio.