O paciente senta-se à beira do leito ou em uma cadeira. Inclinando ligeiramente o tórax para frente, o que ajuda a intensificar os sons. Essa posição ajuda na ausculta de sons originados na base do coração. O médico também se posiciona à direita do paciente.
Qual das localizações do foco de ausculta está corretamente descrita? Foco aórtico – 2º espaço intercostal direito. Foco pulmonar – 2º espaço intercostal direito. Foco mitral – borda esternal esquerda, no 4º espaço intercostal.
Foco mitral, localizado na sede do “íctus cordis”, ou seja, no 4º e 5º espaço intercostal esquerdo entre a linha mamilar e para- esternal, cerca de 8 cm da linha mediana anterior. Foco tricúspide, localizado no segmento inferior do esterno, junto à base do apêndice xifóide.
O espaço intercostal é o espaço existente entre duas costelas. Como existem 12 costelas de cada lado do tórax, existem 11 espaços intercostais.
Costelas
São ossos alongados, em forma de semi-arcos, que se articulam com as vértebras e com o esterno. O ser humano possui 12 pares de costelas classificas em: Verdadeiras: são 7 pares de costelas que se articulam diretamente com o esterno através das cartilagens costais.
As costelas falsas ou vertebrocondrais são a oitava, a nona e a décima costelas. Recebem esse nome por estarem ligadas apenas indiretamente ao osso esterno.
A articulação esternocondral ocorre entre o osso esterno e a cartilagem costal, sendo constituída de cartilaginosa hialina (apenas na 1ª costela) e classificada em sincondrose.
As articulações das cartilagens costais com o esterno são sinoviais (diartroses) planas, apresentando todas as características de uma articulação sinovial com uma exceção: a cartilagem da primeira costela está diretamente unida ao esterno e se trata de uma sincondrose.
Olá! As cartilagens costais - aquelas que ligam o esterno às costelas - são constituídas por cartilagem hialina e a sua importância está relacionada a sua função de auxiliar a expansão da caixa torácica e o movimento dos pulmões durante a respiração.