A malária é uma doença infecciosa, febril, potencialmente grave, causada pelo parasita do gênero Plasmodium, transmitido ao homem, na maioria das vezes pela picada de mosquitos do gênero Anopheles infectados.
Sintomas. O quadro clínico típico é febre alta (até 41º C), acompanhada de calafrios e tremor generalizado com duração de 15 minutos a 60 minutos, sudorese profusa e cefaleia, náuseas e vômitos que ocorrem padrões cíclicos, dependendo da espécie de plasmódio infectante.
Ela é muito típica na malaria, mais especificamente na causada pelo plasmodium vivax e o P. falciparum. Outra especie de plasmodium, o malarie apresenta a febre quartã, uma febre que aparece a cada 72 horas. Esse ciclo de febre ocorre por causa do ciclo do plasmodium dentro do copro humano.
A febre remitente biliosa, é uma febre também miasmática de natureza paludosa muito frequente em climas quentes e temperados, tendo como sintoma característico a opressão epigástrica.
Nesse momento, começam os arrepios de frio que podem transformar-se em tremedeira seguida de sensação de calor intenso e sudorese. Outros sintomas são dores musculares, nas juntas, dor de cabeça, fraqueza, apatia, irritabilidade, indisposição, perda de apetite, boca seca, desidratação.
O que é febre Há uma definição técnica: elevação da temperatura corporal acima de 37,8°C devido ao crescimento da atividade metabólica diante de uma anormalidade, que vai desde infecções (gripe, pneumonia, febre amarela, Covid-19) até doenças inflamatórias e autoimunes.
Febre recorrente é uma doença febril recorrente causada por várias espécies de espiroquetas Borrelia e transmitida por piolhos ou carrapatos. Os sintomas são episódios febris recorrentes acompanhados por cefaleia, mialgia e vômitos, com duração de 3 a 5 dias, separados por intervalos de recuperação aparente.
Quais são os sintomas da Brucelose Humana?
A febre de origem indeterminada clássica é definida pela presença de temperatura axilar maior do que 37,8ºC, em várias ocasiões, pelo tempo mínimo de três semanas e que se mantém sem causa aparente após uma semana de investigação hospitalar.
A febre emocional acontece porque as células do cérebro reagem ao estresse fazendo com que a temperatura do corpo aumente para mais de 37°C, podendo chegar aos 40°C, e os vasos sanguíneos fiquem mais comprimidos causando vermelhidão no rosto e aumento dos batimentos cardíacos.
O estresse emocional é causado principalmente por fatores internos, como resultados pessoais e insatisfação com a vida ou consigo próprio, mas também pode ser favorecida por acontecimentos externos, como problemas de saúde na família, trânsito, filas e rotina puxada, por exemplo.