Ponha o bacon fresco e curado numa assadeira e asse em forno baixo por 1h30 e 2h, até que esteja dourado e com uma gordura transparente (se tiver termômetro, asse até que a temperatura interna da peça seja de 65°C). Se preferir defume-o usando um defumador caseiro, ou mesmo a churrasqueira.
Nas versões artesanais, a carne é temperada com uma mistura seca, que geralmente leva sal, açúcar e pimentas. O processo todo, leva, em média, uma semana e o prazo de validade do bacon costuma ser de 3 meses.
barriga
Remova do plástico ou recipiente, descarte o líquido excedente e pincele a fumaça líquida por toda a peça. Coloque em uma assadeira e deixe na geladeira por mais um dia, a peça irá secar mais um pouco e a fumaça líquida será absorvida pela carne.
Como usar a fumaça líquida Mas se vai cozinhar sem carvão, pode usá-la em carnes (tanto aves, suína e carne de porco), ou até mesmo em caldos. Nas carnes, borrife ou pincele antes de levar para o forno ou para a churrasqueira elétrica.
O processo de produção da fumaça líquida envolve a queima de madeiras duras, como as obtidas de nogueira natural, algaroba e noz-pecã. Em seguida, a fumaça e os vapores são condensados e engarrafados. A fumaça líquida para dar sabor aos alimentos também pode ser seca e comercializada em forma de pó.
Orientação para utilização do produto no preparo dos alimentos: Para cada Quilograma de alimento utilizar: Para sabor suave uma colher de café (2,5ml); Para sabor forte uma colher de chá (5ml).
A aplicação da fumaça líquida é simples e pode ser feita de 3 maneiras:
É possível criar pequenas quantidades de fumaça em um jarro combinando água quente e gelo, mas para criar um grande volume, você precisará de uma solução de glicerina líquida. Para fazer a fumaça subir, experimente gelo seco ou crie um mecanismo de resfriamento para uma máquina de fumaça.
A fumaça vai subir menos, mas vai durar mais. Apague o fogo com bastante água quando acabar....Acenda o fogo com o combustível seco.
A fumaça artificial pode ser uma adição para o vulcão no projeto de ciências de uma criança ou um efeito especial para uma festa. A combinação do gelo seco com água é comum na hora de se fazer fumaça artificial. O gelo seco reage quando entra em contato com a água, criando ondas de fumaça.
Em dias muito frios, todo o vapor de água que sai da nossa boca se condensa (uma das fases em que ocorre a transformação da matéria, do estado gasoso para o líquido) e forma partículas maiores. ... No entando, quando esse ar é resfriado e começa a condensar, causa aspecto de fumaça esbranquiçada e cinzenta.
Basta riscar um palito de fósforo na lateral da caixa, passar os resíduos nas pontas dos dedos e esfregá-los para soltar fumaça. O truque pode ser perigoso, logo, peça para um adulto demonstrá-lo para você, mantenha um extintor de incêndio por perto e proteja-se com luvas.
A condensação nada mais é que formação de minúsculas gotas de água (visível), que não puderam se manter na forma de vapor (invisível) quando é subitamente esfriado. A temperatura caindo para cerca de 10 graus, já é possível observar a "fumacinha", mesmo quando a umidade não está tão elevada.
Quando abrimos o freezer, a baixa temperatura resfria a umidade do ar que está do lado de fora. Dai, uma parte desse ar sofre condensação (vira líquido) e se torna visível aos nossos olhos. Por isso, aparece aquela névoa, que comumente chamamos de fumaça.
É possível que ele não esteja ajustado para uma temperatura fria o suficiente, ou até que ele não esteja funcionando corretamente. Você descobre isso mexendo na temperatura e esperando para ver como o refrigerador reage.
E, ao contrário do gelo comum que derrete, ele passa diretamente para o estado gasoso, isto é, sublima. Essa é a propriedade mais importante do gelo-seco, pois quando ele passa para o estado gasoso, arrasta consigo moléculas de água, originando uma névoa mais densa que o ar.
Por que sai “fumaça” do gelo e das garrafas de bebidas geladas? O gelo, ou qualquer material com baixa temperatura, resfria o ar que está à sua volta. Com o resfriamento, a porção de água presente nesse ar se condensa, ou seja, se transforma em gotículas que formam vapor, uma espécie de fumaça.
E esse processo se chama ''Condensação''.
É simples, o cubo de gelo começará a derreter. Mas isso só vai acontecer um tempo depois que você o retirou da geladeira. Isso porque a temperatura do gelo começa a aumentar, passando de -5 ºC para -4 ºC, depois para -3 ºC e assim por diante até chegar em 0 ºC. Essa é a temperatura em que o gelo começa a derreter.
Ou seja, quanto mais quente e pesado for um corpo, mais energia térmica ele possui. ... Ao ganhar calor, um corpo tem sua temperatura aumentada e vice-versa. Um cubo gelo colocado em um copo de água derrete porque ganha calor da água no copo. Essa água, ao final, fica mais fria porque perdeu calor para o gelo.
O gelo é importante para resfriamento do planeta e ele só se sustenta se não há excesso de gases do efeito estufa na atmosfera. Além disso, há de se levar em conta também o congelamento parcial e superficial que se dá nos lagos.
Uma boa técnica para manter as bebidas geladas é colocar sal no recipiente, sobre o gelo. Quando elas precisam ficar geladas por um longo período, despejar água e sal sobre o gelo as deixará ainda mais frias, mas o sal fará com que ele derreta.
Ao adicionar sal ao gelo, seu ponto de solidificação diminui porque ocorre uma forte interação entre as moléculas destas duas substâncias, dificultado a organização dos cristais de gelo. Na Química este processo é fonte de estudo da Criometria.
Aproveite melhor a sua caixa de EPS Isopor® 2- Acrescente gelo com álcool ou com sal nas caixas térmicas. Isso ajuda a manter as temperaturas baixas; 3- Dê preferência às latinhas, ao invés das garrafas de vidro, que demoram mais para gelar; 4- Utilize suporte de EPS Isopor® para as latas.
A adição do sal diminui a temperatura de fusão (temperatura na qual uma substância passa do estado sólido para o líquido) do gelo. Portanto, ele passa a derreter bem mais rápido já que a água líquida conduz melhor o calor do que o gelo, e, para isso, usa energia do ambiente (e da latinha também).
Coloque sal na água Na caixa térmica, no cooler ou isopor, acrescente água e sal ao gelo. Essa dica é pura química: o sal diminui o ponto de congelamento da água, o que faz com que as latinhas ou garrafas fiquem ainda mais geladas em menos de 5 minutos.