Vasco da Gama teve um papel preponderante na descoberta do caminho marítimo para as Índias. Na época, esse país representava um importante centro produtor e comercial de especiarias, tecidos e pedras preciosas.
Vasco da Gama nasceu em 1469 em Sines, pai de sete filhos foi um Ilustre navegador português que se destacou pela descoberta do caminho marítimo para a Índia em 1498, dois anos antes de o Brasil ser descoberto. Essa grande expedição foi a mais longa viagem oceânica realizada na época.
Pedro Álvares Cabral
O objetivo das duas viagens era comerciar com o Oriente em busca de produtos valiosos na Europa, como sedas e especiarias, cujos preços eram influenciados pelos intermediários tanto muçulmanos como cristãos -árabes, persas, turcos e italianos (principalmente venezianos).
O objetivo de Cabral era chegar as Índias contornando a costa da África, pois o Mar Mediterrâneo era monopólio Italiano. Esse objetivo foi alcançado sim, depois de chegar e ''descobrir'' o Brasil, Cabral retornou à viagem.
Sobre as viagens que o portugueses faziam para as índias é importante ressaltar as grandes navegações ocorridas no século 16 como forma de encontrar novos caminhos para as índias. ... Assim, os portugueses ganhavam muito dinheiro comercializando as mesmas em território europeu.
Por esse motivo, a maioria dos Estados procurava formas de contornar aquele monopólio. Os dois grandes objetivos que caracterizaram as Grandes Navegações foram: Descobrir novas rotas comerciais para a Índia e extremo oriente; Descobrir outras terras e fontes de riquezas no além-mar.
Resposta. Ser o pioneiro em navegações para comércio e lucro de Portugal. Eram interesses econômicos com a Índia e suas especiarias, principalmente. Para chegar a Índia, precisavam se locomover pelos mares.
Resposta. Resposta: Desejo de conseguir as especiarias e os artigos de luxo orientais na fonte; isto é, no próprio.
Nesse contexto, a expansão marítima europeia teve como finalidade principal a superação da crise econômica dos séculos XIV e XV e o desenvolvimento da economia mercantil com a conquista de novos mercados.
As Grandes Navegações, também conhecidas como Expansão Marítima, foram o processo de exploração e navegação do Oceano Atlântico que se iniciou no século XV e estendeu-se até o século XVI. Nesse período, os europeus descobriram novos caminhos marítimos para alcançar a Ásia.
As Grandes Navegações foram navegações oceânicas realizadas ao longo do século XV que permitiram a exploração do Oceano Atlântico. Foram possíveis graças à acumulação de conhecimento náutico e à chegada de novas tecnologias que facilitaram a navegação.
O primeiro motivo que levou os portugueses ao empreendimento das Grandes Navegações foi a progressiva participação lusitana no comércio europeu no século XV, em razão da ascensão de uma burguesia enriquecida que investiu nas navegações no intuito de comercializar com diferentes partes do mundo.
uma das grandes causas das grandes navegações, foram a expansão comercial e de mercado, que iniciou-se pela Espanha e por Portugal, para expandir a sua influência com as outras localidades e também, para desbravar novas terras, como o descobrimento de novos locais, e tomando posse deles, havendo a colonização mais ...
Resposta. As grandes navegações foi a época do descobrimento de terras, onde muitos países resolveram explorar e conquistar novas terras. Seu desenvolvimento se motivou eu acho para o conquistamento de terras.
Grandes Navegações é o nome que se deu para as expedições de exploração do oceano que aconteceram a partir do século XV. Portugal foi o país que se lançou pioneiramente nessa empreitada, e a conquista de Ceuta, em 1415, é considerada o início das navegações portuguesas.
Em maio de 1498 Vasco da Gama e seus homens aportaram em Calicute: estava traçada a rota portuguesa até o rico comércio oriental. ... Vasco da Gama ainda retornou duas vezes à Índia, com o objetivo de submeter a região.
* 1 ponto. Para poder temperar e conservar alimentos, fazer perfumes e remédios. Para comer melhor pois, a quantia de carboidratos consumidos diariamente era baixa.
Na verdade eles queriam aumentar o comercio interno. Eles queriam chegar nas Indias (o que hoje é a india) pra comprar algodão,seda,pimenta e outros temperos que não se plantam na europa por se muito frio..e que em lugares quentes como a India era barato.
Resposta: Especiarias,como, o tempero, pimenta, canela,cravo,sal, etc.
As especiarias eram produtos orientais, como o cravo-da-índia, noz-moscada, a pimenta-do-reino, o açúcar, a canela, o anis-estrelado, o gengibre, o coentro, a mostarda e o açafrão, vendidos na Europa com uma margem de lucro considerável.
Tecidos de seda, porcelanas e uma série de condimentos, como cravo, pimenta e canela, utilizados para a conservação dos alimentos, encontravam um grande número de compradores.
Resposta: O desenvolvimento do comércio a partir do século XIV tinha a navegação como elemento prioritário, com os italianos dominando o Mar Mediterrâneo, os europeus buscaram novos caminhos para chegarem nas Índias em busca do comércio de especiarias.
Existiam estórias de que havia grandes monstros e coisas desconhecidas por todos mares. Acreditavam que se chegassem em determinado ponto, cairiam no abismo.
Foram duas as principais motivações que levaram os europeus a saírem de seu continente: perseguições religiosas e o desejo de expandir as fronteiras econômicas. Com a Reforma Protestante, houve uma série de conflitos entre católicos e protestantes das mais diversas categorias no continente europeu.
Durante os séculos XV e XVI, exploradores europeus, mas principalmente portugueses e espanhóis, começaram a aventurar-se pelo “mar desconhecido”, isto é, pelo oceano Atlântico e também pelo Pacífico e Índico dando início à chamada Era das Navegações e Descobrimentos Marítimos.
o principal contato entre a Europa e o oriente,até o século xv,realizava-se nos entrepostos comerciais do mar mediterrâneo.
Resposta: Os europeus classificaram o mundo após as descobertas marítimas como as Grandes Navegações, em relação às viagens, e Novo Mundo, em relação ao território encontrado.
Resposta. Resposta: O mundo manteve-se com a ideologia de confiança em longínquas caminhadas por um longo tempo. Porém com o surgimento de navios que se propuseram á navegar com mais perspicácia e rapidez, o mundo tornou-se uma grande influência de descobertas e rotas.
As Grandes Navegações foram responsáveis pela exploração do Oceano Atlântico ao longo dos séculos XV e XVI e contaram com o pioneirismo português. Grandes Navegações é o nome dado ao período da história em que os europeus lançaram-se à navegação do Oceano Atlântico.