Na Psicologia, o que se estuda é a relação do homem com o mundo por meio de sua cognição. A Psicologia Cognitiva tem o objetivo de, nos mais diversos cenários de atuação, entender a relação entre o que as pessoas pensam, o que sentem e como se comportam.
2 Abordagem Cognitivista Contrapondo-se ao behaviorismo que centra a sua atenção no comportamento humano, o cognitivismo propõe analisar a mente, o ato de conhecer; como o homem desenvolve seu conhecimento acerca do mundo, analisando os aspectos que intervém no processo “estímulo/resposta”.
Para explicar como as pessoas aprendem, as teorias cognitivas usam conceitos como atenção, percepção, memória de curto e longo prazo, modelo de memória de dois armazenamentos, níveis de profundidade de processamento e nível de ativação [3].
Segundo a Teoria de Piaget, o crescimento cognitivo da criança se dá por assimilação e acomodação. O indivíduo constrói esquemas de assimilação mentais para abordar a realidade. ... É através das acomodações (que, por sua vez, levam à construção de novos esquemas de assimilação) que se dá o desenvolvimento cognitivo.
A aprendizagem significativa ocorre quando uma nova ideia se relaciona aos conhecimentos prévios, em uma situação relevante para o estudante, proposta pelo professor. Nesse processo, o estudante amplia e atualiza a informação anterior, atribuindo novos significados a seus conhecimentos.
A aprendizagem significativa é aquela em que o professor tem um papel de mediador, sempre se utilizando do conhecimento prévio do aluno para a aquisição de novos conhecimentos. Nesse processo os conhecimentos já existentes adquirem novos significados o que torna a aprendizagem relevante e permanente.
Para que a aprendizagem ocorra é preciso que, primeiramente, o educando construa um sentido pessoal e que isso se transforme em significado social. Logo, a primeira preocupação do professor deve ser a de ajudar o aluno a construir sentido sobre o que irá aprender e não a de apresentar conceitos e procedimentos prontos.
A aprendizagem significativa, conceito central da teoria de Ausubel, envolve a interação da nova informação com uma estrutura de conhecimento específica, a qual define como conceito subsunçor.
A aprendizagem significativa ocorre quando uma nova ideia se relaciona aos conhecimentos prévios, em uma situação relevante para o estudante, proposta pelo professor. Nesse processo, o estudante amplia e atualiza a informação anterior, atribuindo novos significados a seus conhecimentos.
Diante o exposto, a Aprendizagem Significativa é um processo de ensino-aprendizagem, em que o aluno como ser biopsicos- social e participante deste processo, apresenta motivação de aprender, assim, compreende, reflete e atribui novos conceitos, partindo de conhecimentos e experiências prévias, modificando os ...
As informações teóricas e práticas se tornam relevante para a estrutura do conhecimento desde que se mantenha preso aos conceitos presentes, no dia-a-dia da classe, e que certamente se adéqua a estrutura cognitiva, sendo assim uma maior contribuição para a aprendizagem dos discentes, esta contida nas informações e ...
Essa prática inovadora possibilita que, além do aluno ser o sujeito principal no processo de aprendizagem, ele deve desenvolver a autonomia. ... O aluno que é preparado para ser um indivíduo atuante pode desenvolver um cidadão de caráter crítico e participativo tornando-se um ser não manipulável.
Ninguém é igual a ninguém - nem mesmo gêmeos são idênticos. O ambiente de aprendizagem da sala de aula é um local impregnado de diferenças e que, ao mesmo tempo, é um espaço que precisa ter significado para todos. Para que a aprendizagem aconteça, as características pessoais devem ser levadas em conta.
Professor também deve ter o papel de aluno: deve aprender ao passo que ensina. ... Para entender a formação integral dos alunos, ele deve desenvolver estratégias de trabalho colaborativo com outros professores da escola, criando espécie de comunidade de aprendizagem colaborativa entre professores.
Ser um professor hoje é ser protagonista do ensino. É renovar e interagir com os alunos, pois sem isso o processo de aprendizagem não é otimizado. ... É considerar que seu papel é contribuir para a busca do docente por aprimorar a qualidade do ensino.
Prepare-se para ler esse artigo e crie o seu plano de ação com ótimas estratégias para melhorar o desempenho dos alunos de sua escola!
6 dicas de projetos para melhorar a aprendizagem dos alunos
4 dicas de como engajar alunos através das redes sociais
Veja as 5 metodologias de ensino mais utilizadas em sala de aula
A metodologia montessoriana O método montessoriano tem como objetivo garantir máxima autonomia ao aluno no processo de aprendizado. ... É uma excelente metodologia de ensino para estimular a independência e a criatividade dos alunos.
Quais são as principais metodologias de ensino?
Pode-se pensar que a proposta de trabalho com arte na educação poderia ter estratégias e metodologias mais exitosas para o ensino, a construção e a ressignificação dos saberes. ... E a abordagem triangular, sendo uma metodologia se constitui de três passos principais: contextualizar, apreciar e fazer.
Segundo os PCNs, as aulas de Arte devem contemplar atividades de quatro linguagens: dança, artes visuais, teatro e música. ... "Assim como na prática artística há um pensar fazendo e um fazer pensando, quando ensinamos, a ação mobiliza para a reflexão e a reflexão transforma a ação."
Desenvolver capacidades com base no olhar e refletir sobre as imagens deve ser um compromisso da escola, dando possibilidade para que os estudantes se apropriem de procedimentos, criem e reconheçam significados nas suas produções e na arte das mais diversas culturas.
Artes visuais, dança, teatro e música devem ser abordados no ensino dessa disciplina, que se baseia na reflexão, na apreciação e na produção. Foi-se o tempo em que a aula de Arte só tinha ênfase nas artes plásticas e se resumia a desenhos e pinturas.