DICA 01 – Voz Mista Na Fala Fale uma frase de alguma música que você já canta, mas é para falar e não cantar, certo. Só que primeiro você irá falar a frase usando o registro de peito (grave) e depois usando sua voz em um tom médio (voz mista) e agora fale com sua voz de cabeça (agudo).
Assim, o apoio vocal consiste em usar, de forma consciente, o seu sistema de respiração para aprisionar o ar de forma que ele seja utilizado de forma controlada no canto. Ou seja, o apoio serve para controlar a quantidade de ar que sai pela sua boca ao emitir cada pequeno som durante o canto.
Costo-diafragmática-abdominal (CDA): onde costelas, até nas costas, se alargam para que o diafragma possa descer e o abdome participar do processo de suporte e sustenação do ar. De maior interesse para o canto e a voz "projetada" em geral (atores, locutores, professores, palestrantes, etc.).
Quanto à respiração diafragmática, pode se dizer que: é uma respiração rápida e rasa. é uma respiração lenta, profunda e eficiente. o diafragma se expande havendo diminuição da oxigenação.
Sinta o ar encher os pulmões e o abdômen subir; segure o ar dentro dos pulmões por dois tempos; expire pela boca, esvaziando os pulmões e a barriga, contando até quatro novamente; repita o processo duas ou três vezes, depois continue respirando pelo abdômen sem contar tempos.
Exercícios respiratórios são também fundamentais para melhorar a respiração e mobilizar os músculos ventilatórios. Além disso, a fisioterapia respiratória pode ser feita também na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), inclusive quando o paciente encontra-se entubado, ou seja, respirando com a ajuda de aparelhos.
Na posição de pé, incline o corpo para frente, dobrando um pouco os joelhos. Inspire profundamente e quando soltar o ar, 'puxe' o abdômen para dentro, assim como os músculos pélvicos, prendendo a respiração pelo máximo de tempo que conseguir.
O manuseio do Respiron é muito simples e prático, basta realizar uma expiração profunda e na sequência puxar o ar com a boca no bocal do aparelho e elevar as bolinhas de 3 a 5 segundos, soltar todo ar novamente (expirar sem a mangueira na boca) e iniciar outra inspiração com o bocal do aparelho ajustado a boca.