Na sociedade medieval, profundamente dominada pela religiosidade e misticismo, era senso comum interpretar o surgimento de doenças e epidemias como sendo resultados da ira divina pelos pecados humanos. ...
durante a idade média ,o trabalho estava associado a religião, sendo que,através do trabalho as pessoas poderiam se redimir dos seus pecados.
Comummente reconhecido como a “Idade da Fé”, o período medieval estabelece a consolidação do cristianismo no interior de toda a Europa. ... A partir desse momento, a Igreja passou a ser portadora de uma doutrina oficial que deveria ser disseminada por um corpo de representantes espalhados em toda a Europa.
No Renascimento, o homem passou a ser visto como um ser racional capaz de adquirir conhecimento, sendo colocado no centro da universalidade. Contrapondo-se à ideia da Igreja durante a Idade Média, na qual o ser humano devia pensar de modo irracional baseada na autoridade divina.
Por meio do Humanismo, o homem passou a ser visto como imagem e semelhança do seu criador Deus, tornando-se a medida de todas as coisas. ... O Humanismo, como visto, foi a base teórica e filosófica do movimento renascentista, influenciando o Renascimento artístico, cultural e científico.
O corpo humano na idade media era vista de dimemsoea diferentes: ... Mas o mesmo corpo quando se tratava de mulher ganhava outra interpretacao como a de produção e de prazer; 2.
No Renascentismo, por sua vez, a representação do corpo humano nas obras buscava expressar os efeitos de luz e sombra sobre o corpo humano, buscava-se o realismo nas pinturas e esculturas e a transmissão de mensagens ou representação de algum evento.
No naturalismo da Renascença, a realidade conhecida passou a ser representada por meio da natureza, e o homem expressou seu lugar no mundo tornando-se o centro da temática artística. ... O homem torna-se o centro do universo. Na passagem para a obra maneirista o corpo na obra de arte se transforma novamente.
As proibições e privações eram muitas, e praticamente tudo relacionado ao corpo era considerado heresia, pecado. Por isso, o corpo era escondido. Nem mesmo poderia aparecer em pinturas ou esculturas se não estivesse encoberto. E as atitudes do corpo deveriam ser contidas, os gestos deveriam ser discretos.
Desde a Grécia Antiga, o corpo é encarado como um santuário. Os Jogos Olímpicos representavam essa visão, com toda a beleza de corpos atléticos e vigorosos. Ficava clara a concepção de que um corpo bonito e saudável era sinônimo de beleza e virilidade.
Na Idade Média, sob o ponto de vista moral da religião cristã, depois do pecado original cometido por Adão e Eva, o corpo humano passou a ser visto como depravado, responsável pela perdição da alma. era condenado por enclausurar a alma, impedindo-a de galgar os céus. ...
Os sete pecados capitais são: inveja, gula, ira, soberba, luxúria, avareza e preguiça. ... A palavra “capital” vem do latim caput – que significa “cabeça” e também “doutrina”.
- Você sabe quais sete pecados capitais? E as virtudes opostas?
Os Atos dos Apóstolos é a fonte primária de informação sobre esse período.
O Cristianismo surgiu na Palestina, região sob o domínio romano desde 64 a.C. Tem como origem a tradição judaica de crença na vinda de um Messias, o redentor, o salvador, o filho de Deus, cuja vinda seria uma redenção para todos aqueles que acreditassem nele.
Na Page 17 15 Idade Média, poucos sabiam ler e consequentemente poucos tinham acesso à leitura. As bibliotecas ficavam localizadas dentro dos conventos, ou seja, dos antigos mosteiros. Eram lugares de difícil acesso por parte do povo, pois não se permitiam a entrada de profanos (leitor comum).
Assurbanípal
O termo biblioteca apareceu na Grécia com o significado de "cofre do livro" e, por extensão, designando o local onde os livros eram conservados, bem assim como as colecções de livros em si mesmas.
Tipos de bibliotecas
As bibliotecas públicas de bairro, em sua maioria, funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 16h. ... Livros e revistas são também disponibilizados gratuitamente em Ônibus-Biblioteca com 72 roteiros fixos em regiões periféricas, 13 Bosques da Leitura e 14 Pontos de Leitura.
Este é chamado de bibliotecário ou bibliotecária. Capaz de gerenciar todo espaço ao qual a biblioteca se encontra, esse profissional é o responsável direto pelo acervo, classificação de assuntos, processamento técnico e, manutenção e supervisão da biblioteca.
São mais de 155 milhões de itens! A campeã é a biblioteca do Congresso, que fica em Washington D.C., nos EUA. Seu acervo tem mais de 155 milhões de itens, entre livros, manuscritos, jornais, revistas, mapas, vídeos e gravações de áudio (mas, curiosamente, não tem uma cópia de todos os livros publicados no país).
Biblioteca Nacional do Brasil