EQST

O Que Raça E Etnia?

O que é raça e etnia?

Esses dois conceitos (raça e etnia) são confundidos inúmeras vezes, mas existem diferenças sutis entre ambos: raça engloba características fenotípicas, como a cor da pele, e etnia também compreende fatores culturais, como a nacionalidade, afiliação tribal, religião, língua e as tradições de um determinado grupo.

Qual a sua etnia?

Explicação: Etnia significa grupo que é culturalmente homogêneo. Do grego ethnos, povo que tem o mesmo ethos, costume, e tem também a mesma origem, cultura, língua, religião, etc.

O que é que significa etnia?

A etnia refere-se a um grupo social em que a identidade é definida por meio do compartilhamento de uma língua, cultura, tradições e territórios.

Qual é a etnia do povo brasileiro?

De um modo geral, podemos dizer que a composição étnica brasileira é basicamente oriunda de três grandes e principais grupos étnicos: os indígenas, os africanos e os europeus. Os índios formam os agrupamentos descendentes daqueles que aqui habitavam antes do período do descobrimento efetuado pelos portugueses.

Qual é a raça de um brasileiro?

De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2019, 42,7% dos brasileiros se declararam como brancos, 46,8% como pardos, 9,4% como pretos e 1,1% como amarelos ou indígenas.

O que é etnia e exemplos?

substantivo feminino Coletividade que se diferencia por suas especificidades (cultura, religião, língua, modos de agir etc.), e que possui a mesma origem e história; grupo étnico: etnia cigana.

Quais são os tipos de etnias?

Há vários tipos de etnia. Alguns exemplos são brancos, negros, indígenas (que são classificados também em etnias menores), etc. Até que uma raça alienígena superior seja encontrada, a raça humana apresenta a maior inteligência em todo o Universo.

O que colocar na etnia?

O preenchimento do campo denominado raça, cor, etnia deve respeitar o critério de autodeclaração, em conformidade com a classificação utilizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, observando as seguintes variáveis: branco, preto, pardo, amarelo e indígena.

Quais são as principais etnias do mundo?

As principais etnias do mundo são: Branca ou caucásica – etnia que compreende metade da população mundial, como os europeus, os semítico-camíticos e o indo-irânicos. Amarela ou mongolóide – engloba dois quintos da população mundial. Predomina na Ásia. Negros – compreendem um décimo da população mundial.

Qual é a maior etnia do mundo?

Han (em chinês simplificado: 汉, pinyin: hàn) é o maior grupo étnico da China (e de todo o mundo), representando quase 92% da população chinesa, ou seja, mais de 1,24 bilhão de pessoas (cerca de 18% da população mundial, equivalente à população da Índia).

Quais são as principais etnias do Brasil?

A população brasileira foi formada, basicamente, por três grupos distintos: os negros, os índios e os brancos europeus. Os índios formam os agrupamentos descendentes daqueles que aqui habitavam antes do período do descobrimento efetuado pelos portugueses.

O que é considerado uma pessoa parda?

O manual do IBGE define o significado atribuído ao termo como pessoas com uma mistura de cores de pele, seja essa miscigenação mulata (descendentes de brancos e negros), cabocla (descendentes de brancos e ameríndios), cafuza (descendentes de negros e indígenas) ou mestiça.

Como faço para pegar uma declaração de raça?

Um desses documentos é a autodeclaração racial, destinada para candidatos pretos, pardos ou indígenas....Geralmente, o candidato deve informar as seguintes informações no formulário:

  1. nome;
  2. CPF;
  3. RG;
  4. processo seletivo inscrito;
  5. instituição;
  6. escolher entre preto, pardo ou indígena;
  7. assinatura.

Como justificar autodeclaração Etnico Racial?

JUSTIFICATIVA: HISTÓRICO SOCIAL E CULTURAL As informações prestadas são de minha inteira responsabilidade. Estou ciente de que a validação de minha autodeclaração étnico-racial tomará por referência meu fenótipo (características físicas, predominantemente, a cor da pele, a textura do cabelo e o formato do rosto, etc.)

Como comprovar cota racial no Prouni?

Assim como no Sisu, a comprovação de raça é autodeclaratória, assim como no censo realizado pelo IBGE. Ou seja, o próprio candidato declarará qual é a sua raça. Para estudantes com algum tipo de deficiência, será preciso apresentar um documento com o CID do candidato durante a matrícula.

Quais são as cotas do Sisu?

Saiba como ver a sua! Todo semestre, o Sisu abre centenas de milhares de vagas gratuitas e uma parte delas está reservada para alunos de escolas públicas, pessoas de baixa renda, estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, pessoas com deficiência e outras cotas, chamadas de “ações afirmativas”.

O que significa L1 l2 L3 e AC?

AC - Ampla concorrência. L1 - Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº . ... L3 - Candidatos que, independentemente da renda (art.

Quais são os tipos de cotas?

Atualmente no Brasil, existem três tipos de cotas: sociais, raciais e por deficiência física. As cotas sociais são as destinadas a pessoas de baixa renda e que tenham formação em escola pública.

Qual a diferença de cotas para ampla concorrência?

A ampla concorrência são as vagas destinadas aos demais candidatos no concurso público. Ou seja, são as vagas para os candidatos que não se encaixam nas regras de cotas ou não precisam das ações afirmativas (cotas).

Como comprovar cota de escola pública?

Como comprovar o direito a cota? Para comprovar que o candidato é formado no ensino público de ensino, é preciso apresentar o histórico escolar e/ou certificado de conclusão. Já no caso da renda, é preciso apresentar os documentos que atestem a renda familiar per capita.

O que é a ampla concorrência no Sisu?

Se optar pela ampla concorrência, você vai concorrer com todos os inscritos que não se encaixam nas cotas. Mas se optar pelas cotas, então a disputa será com outras pessoas que também se encaixam nessa situação.

Qual a diferença de ampla concorrência e cotas no ProUni?

No ProUni, existem vagas abertas para ampla concorrência - em que qualquer candidato que tenha feito o Enem e não tenha zerado na redação pode concorrer - e as reservadas para cotas, destinadas a estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.

O que é ampla concorrência e cotas no ProUni?

O que significa a ampla concorrência? A ampla concorrência, por sua vez, diz respeito às vagas não reservadas aos candidatos de cotas. São para estudantes que podem concorrer às oportunidades sem precisar da assistência de ações afirmativas. Ou seja, fazem parte dela todos os que estudaram em escola particular.

Quem pode usar cotas ProUni?

Política de cotas na oferta das bolsas O ProUni reserva, em processo seletivo, bolsas às pessoas com deficiência e aos autodeclarados pretos, pardos ou índios. O percentual de bolsas destinadas aos cotistas é igual àquele de cidadãos pretos, pardos e índios, por Unidade da Federação, segundo o último censo do IBGE.

Como funciona a cotas no ProUni?

Quem pode concorrer a uma vaga reservada às cotas do ProUni Tiver participado do Enem mais recente, com pelo menos 450 pontos na média das provas e nota superior a zero na redação. Ter feito todo o ensino médio em escola pública ou em particular como bolsista integral.

O que faz perder a bolsa do ProUni?

Após a aprovação do candidato na seleção, a instituição de ensino solicita alguns documentos para comprovar as informações prestadas durante a inscrição. Caso o candidato não envie os documentos ou os dados não estejam de acordo com o que foi declarado, o selecionado perde o direito à bolsa de estudo.