Para se trabalhar as parlendas e instigar o interesse dos alunos sobre o tema, a sugestão é iniciar com brincadeiras cantadas, como “Corre cutia”, por exemplo. A partir deste entusiasmo, elaborar um texto instrucional. Para isso, pergunte aos alunos quem já brincou de “Corre cutia” e quem conhece a letra da música.
A parlenda é um texto que fascina e envolve a criança, pois possibilita a aprendizagem da língua de forma lúdica, associada a jogos, brincadeiras e expressão corporal. As palavras se “juntam” de forma ritmada, musical e muitas vezes engraçada.
Parlendas são versos infantis ritmados e repetitivos, normalmente breves e com rimas. São versos simples, divertidos e de fácil memorização. São criações anônimas que fazem parte do folclore brasileiro e passam de geração para geração, transmitindo a cultura oral popular.
As parlendas encantam as crianças pelas rimas e versos cantados em brincadeiras e músicas. Fazem parte da linguagem folclórica presente na cultura popular e são transmitidas oralmente através das gerações. ... É fundamental que a criança tenha acesso a diversas formas de expressão, exercitando a atividade simbólica.
Como podemos utilizar as parlendas no aprendizado? As parlendas podem ser grandes aliadas no aprendizado das crianças. Elas aprendem a leitura de uma forma prazerosa e divertida. ... A criança aprende a interpretar, declamar e recitar os versos para os amigos, trabalhando a fala e as demais formas de expressão.
As parlendas são versinhos com temática infantil que são recitados em brincadeiras de crianças. São usadas por adultos também para embalar, entreter e distrair as crianças. Possuem uma rima fácil e, por isso, são populares entre as crianças.