Para entrar no ensino superior português, num curso de graduação, os estudantes têm que fazer prova de ter um conjunto de conhecimentos que são avaliados por exames nacionais. Conforme referido acima, a partir de 2014, a UC passou a utilizar as notas do ENEM.
A Universidade de Coimbra é uma instituição pública. No entanto, como em muitos outros países, mesmo sendo uma instituição pública os estudos não são gratuitos e os alunos pagam mensalidades/anuidades para frequentar os cursos.
Então, a candidatura deve ser realizada no próprio site da instituição, já que a seleção é feita de forma online. A condição para isso é que o aluno tenha conquistado a média mínima de 600 pontos no Enem para os cursos de graduação e de 700 pontos para os mestrados.
Depois do convênio entre o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e instituições portuguesas de ensino superior, estudantes brasileiros podem ingressar em universidades de Portugal utilizando a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
A classificação final será obtida pela nota “H” multiplicada por 20 e dividida por 1000, ou seja: 719,50 x 20/1000 = 14,39.
Quem tem cidadania europeia também pode usar a nota do ENEM? Não. Como adiantamos, os candidatos no ENEM não podem ser nacionais de um estado-membro da União Europeia ou morar legalmente há mais de dois anos em Portugal, de forma ininterrupta para entrar em uma universidade portuguesa por meio do ENEM.
De acordo com a legislação portuguesa, o curso de Medicina é o único que não aceita a nota do ENEM como porta de entrada. Logo, os estrangeiros só podem ingressar na faculdade fazendo o vestibular tradicional aplicado em solo português.
Lista atualizada de universidades portuguesas que aceitam a nota do Enem
Podem se candidatar ao ENEM na Universidade de Lisboa quem tiver realizado a prova mais recente do ENEM ou feito o processo seletivo nos últimos 3 anos. A condição para o estudante participar do processo seletivo é ter o certificado de conclusão do ensino médio.
6 países que aceitam a nota do ENEM
Quanto custa estudar em Portugal? Ente 1.
Como usar sua nota do ENEM para estudar no exterior
Qualquer brasileiro que tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio e que não tenha cidadania europeia pode se candidatar para estudar em Portugal de graça usando Enem, com exceção dos estudantes de medicina, as instituições portuguesas não oferecem vagas para alunos estrangeiros na graduação.
Como candidatar-se? A candidatura aos cursos de 1.º Ciclo (Licenciaturas) e Mestrados Integrados da U. Porto deve ser apresentada junto dos serviços académicos da faculdade onde o estudante pretende ingressar, dentro dos. online (ver links acima), cabendo a cada faculdade da U.
OPORTUNIDADE DO ESTUDO Ora os estudantes originários de países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) representam o grupo mais numeroso entre os estudantes estrangeiros que frequentam o ensino superior em Portugal.
O visto necessário para estudar em Portugal
Para fazer mestrado em Portugal você precisará preocupar-se não só com os custos mensais, mas também com os dos estudos. Isso porque o ensino superior em Portugal é todo pago, inclusive nas universidades públicas.