Quando falamos de dimensão instrumental, nos referimos à aprendizagem daqueles instrumentos fundamentais, como o diálogo, a reflexão e os conteúdos e habilidades escolares que constituem a base para se viver incluído na sociedade atual.
Freedom. Literacy. Tratar sobre as relações dialógicas na perspectiva freireana é considerar que este processo envolve a constituição do eu e do outro, sendo um meio pelo qual o sujeito busca sua compreensão na história, permitindo sua transformação na sociedade por uma busca da liberdade.
Podemos definir Comunidades de Aprendizagem como uma proposta de transformação social e cultural que envolve alunos, professores, pais e demais cidadãos locais na construção de um projeto educativo e cultural próprio, para educar a si, suas crianças, seus jovens e adultos.
A criação de sentido ou sensemaking é um processo central no constante organizar das práticas organizacionais. Trata- se de uma atividade realizada pelos agentes durante as interações cotidianas na tentativa de atribuir sentido aos eventos organizacionais.
Dialogar é se preocupar e compreender as necessidades, desejos, preocupações, medos, enfim, os sentimentos do outro. O diálogo fortalece laços e mantém a união", afirma. Além do diálogo, manter a amizade no casamento é a base para um relacionamento sadio. ... Porque a amizade é algo que não se desgasta com o tempo.
Falta de diálogo Segundo a psicóloga Wanessa Moreira, quando o diálogo não ocorre, a situação vivida ganha uma interpretação em nossa mente que não corresponde ao que o outro está pensando. Nesse momento, existe um distanciamento de dois mundos diferentes, esfriando a relação.
Um bom diálogo traz mais confiança para o casal, faz um conhecer melhor ou outro e verdadeiramente amar seu (sua) parceiro (a). Quando falta diálogo, fica um relacionamento "frio", e é capaz de um dos cônjuges cair em qualquer armadilha que houver para os dois parceiros se separarem.
Existem 6 elementos primordiais para uma comunicação existir, são eles: Mensagem (texto), Emissor (escritor), Referente (assunto), Receptor (destinatário), Código (língua) e Canal (meio de veiculação).