A função da bexiga natatória é reduzir a densidade (peso) do corpo, permitindo que o peixe afunde ou flutue na água. Nos peixes dipnóicos, em especial, a bexiga natatória serve como um pseudo-pulmão, armazenando o oxigênio para os períodos de seca.
Mas isso não acontece com os peixes: estes respiram por aquilo a que se chama brânquias ou guelras. As brânquias ou guelras facilitam aquilo a que se chama respiração aquática. A água entra pela boca do peixe e vai até às guelras. Aí, o sangue recebe oxigênio.
Ainda de acordo com Ceccarelli, os peixes sobem à superfície quando precisam de oxigênio e não o encontram no fundo do rio. Ainda de acordo com ele, a grande concentração de matéria orgânica na escassa quantidade de água do rio diminui ainda mais a concentração de oxigênio para os animais.
Este é outro sintoma de doença, estresse ou má qualidade da água. Peixes ficam muito agitados na hora de captura. É normal, por causa da “canseira” que sofrem. ... Mas o pior são as doenças (íctio, oodinium, etc) que deixam os peixes não apenas ofegantes, mas também sem querer comer, no fundo ou na superfície do tanque.
Resposta. Os peixes abrem e fecham a boca pra respirar. Os peixes respiram absorvendo o oxigênio da água através das brânquias, estruturas localizadas em uma câmara branquial logo abaixo do opérculo (aquela “tampa” lateral que fica próxima a cabeça). ... Este tipo de respiração ocorre na maioria dos peixes ósseos.
– Respiração alterada, ofegante Trata-se de um sintoma bem próximo ao de sugar ar na superfície, portanto pode ser por causa de amônia ou nitrito muito altos.
Um peixe pode permanecer próximo à superfície porque está tentando respirar com mais facilidade. Lembre-se, esses animais respiram o oxigênio dissolvido na água – não o oxigênio que já está combinado com a molécula de H2O.
Para tirar o excesso deste resídio tóxico será suficiente fazer mudanças parciais de água de forma regular e ter instalado um bom filtro para o seu aquário, que além de proporcionar oxigênio se encarregue de eliminar todo o amoníaco estancado.
Entre os animais que podemos ter em casa, o peixe é o mais diferente dos humanos....Como saber pela aparência se o peixe está doente
Infelizmente, a causa para seu peixe deitar no fundo, pode ser uma doença. Muitas vezes o motivo do peixe ficar no fundo do aquário é mesmo uma doença. Sendo algumas das mais comuns o ictio e os distúrbios da bexiga natatória. ... Outra doença que pode causar este comportamento é o ictio.
Os quatro principais sinais de que os peixes estão dormindo incluem:
Os neuromasts permitem que o peixe possa sentir animais próximos das mudanças de pressão na coluna d'água. Isso mostra como os peixes podem “ver” ou detectar animais debaixo d'água, onde a penetração da luz é baixa, ou à noite, quando tudo escurece.
Se o peixe tivesse um laser e o apontasse nessa direção, a maior parte da luz do raio sairia para fora da água. ... Fora da janela de Snell, todos os raios de luz são totalmente refletidos para dentro da água. Nessa zona, quando a profundidade da água é muito grande, o peixe vê tudo escuro - é o caso da imagem anterior.