Exercício. A atividade física regular tem um papel fundamental no plano de bem-estar antes, durante e após a gravidez. Exercício reduz o nível de açúcar no sangue, estimulando o corpo a mover a glicose para as células, onde é utilizada para produzir energia.
O diagnóstico do diabetes gestacional é feito de a paciente tiver pelo menos 2 dos 3 resultados alterados: Glicemia Jejum: normal até 92 mg/dl. Glicemia após 1 hora: normal até 180 mg/dl. Glicemia após 2 horas: normal até 153 mg/dl.
– Se < 92 mg/dl = Exame normal a recomendação é realizar o TOTG entre 24 e 28 semanas. – Entre 92 mg/dl e 126 mg/dl = DMG. – Se >126 mg/dl = diabetes prévio diagnosticado na gestação.
O exame de glicose na gravidez serve para identificar uma possível diabetes gestacional e deve ser feito entre as semanas 24 e 28 de gestação, mesmo quando a mulher não apresenta sinais e sintomas indicativos de diabetes, como aumento exagerado do apetite ou vontade frequente de urinar, por exemplo.
Um segundo valor a partir de 110 mg/dl, assegurado o jejum de 8 horas, define o diagnóstico de diabetes gestacional (ver seção "Diagnóstico", abaixo). Para todos os demais casos, o teste diagnóstico é um teste padronizado de tolerância com 75g de glicose em 2 horas, solicitado entre as semanas 24 e 28 de gestação.
O exame da curva glicêmica, também chamado de teste oral de tolerância à glicose, ou TOTG, é um exame que pode ser solicitado pelo médico com o objetivo de auxiliar no diagnóstico de diabetes, pré-diabetes, resistência à insulina ou outras alterações relacionadas às células pancreáticas.
O teste oral de tolerância à glicose (TOTG) é um importante exame para diagnóstico do diabetes mellitus (DM) que necessita de critérios para solicitação e padronização em sua realização.
Todas as gestantes com glicemia de jejum inferior a 92 mg/dL devem realizar o TOTG com 75g de glicose de 24 a 28 semanas. Se o início do pré-natal for tardio (após 20 semanas de idade gestacional) deve-se realizar o TOTG com a maior brevidade possível.
A BBC Brasil lista abaixo alguns sinais que podem indicar que você precisa procurar um médico: