A palavra “competência” está associada à qualidade de quem é capaz de apreciar e resolver determinado assunto ou realizar determinada tarefa. Na prática, a competência diz respeito à aptidão, habilidade e capacidade de resolver problemas.
O Médico generalista é aquele que possui especialização em Clínica Geral ou em Saúde da Família. Ele está capacitado para realizar diagnósticos e indicar cuidados mais generalistas, avaliando o paciente de forma mais integral e sem observar uma área específica.
Médico generalista o que é (erroneamente chamado de “clínico geral”) É o médico que, na concepção popular, resolve os problemas mais básicos de saúde, possui um nível diagnóstico aceitável, trata a maioria das doenças e tem sapiência em encaminhar ao especialista casos mais complexos.
Uma pessoa detalhista e meticulosa, que acaba sendo visto por alguns colegas cirurgiões como aquele que "tudo sabe, mas, que nada resolve". Do cirurgião, por outro lado, é falado que ele possui uma visão parcial do paciente, dando atenção apenas aos aspectos orgânicos.
O cirurgião é o médico responsável por realizar intervenções cirúrgicas de diferentes portes em pacientes vítimas de acidentes ou de doenças que necessitem de um tratamento mais invasivo.
Além disso, há também o ganho de experiência do próprio médico, que vem com o tempo. Não ter uma rotina estabelecida é inerente à profissão de cirurgião, mas as longas horas em pé e o estresse exigem preparo físico. Muitas vezes, o corpo só vai sentir o impacto do dia de trabalho puxado horas depois.
Um cirurgião plástico ganha, em média, cerca de R$ 20 mil mensais, valor que pode variar bastante. O fato é que, entre as especialidades médicas mais bem pagas, essa talvez seja a que tenha maior fluidez.
O piso salarial dessa especialidade é de R$ 5.