Essa tarifa deve ser paga por todos os contribuintes que se enquadram dentro das regras de obrigatoriedade da Receita Federal e deve ser controlada por meio da declaração do Imposto de Renda, realizada uma vez por ano.
Digamos que esse trabalhador ainda tenha dois filhos. Como cada um deles dá direito à dedução de R$ 189,59, o total é de R$ 379,18. Então, para descobrir o valor isento de tributação, diminua essa quantia do resultado da base de cálculo. Nesse caso, temos:
A devolução do valor pela Receita Federal ocorre por meio de lotes. Eles normalmente são abertos sete vezes entre os meses de junho e dezembro. No entanto, em 2020, por conta da pandemia, o pagamento ocorreu entre maio e setembro. Mesma situação de 2021. De todo modo, o calendário é informado pelo governo federal.
A retenção da quantia é feita de acordo com o que é devido no mês. No cálculo do IRRF, você deve usar como base o salário bruto com o desconto da contribuição previdenciária.
No site da Receita Federal você pode simular o imposto a ser pago conforme seus rendimentos e despesas. Para isso, tenha o informe de rendimentos das suas contas bancárias e investimentos em mãos, além dos recibos comprovando os gastos.
Os primeiros campos que devem ser preenchidos são referentes aos seus dados pessoais. O programa da Receita apresenta um menu que deve ser preenchido de acordo com a ordem estabelecida. Portanto, você informa primeiro seus rendimentos, depois seus gastos e no final recebe a informação com a guia para pagamento do imposto.
Além disso, o tributo é recolhido pela Receita Federal, mas a gestão dos recursos é feita pelo Tesouro Nacional, que também é responsável pelo programa Tesouro Direto, de incentivo ao investimento.
No cálculo IRRF para a folha de pagamento, o primeiro passo é saber quanto é o salário bruto do colaborador. Some todos os valores recebidos por ele, que incluem:
Afinal, já sabendo quanto você vai receber todo mês pelo seu trabalho, e quanto pode deduzir dos seus gastos na declaração anual, fica mais fácil estabelecer metas em busca de um futuro mais tranquilo financeiramente.
O desconto é feito pela empresa, que tem a chamada responsabilidade solidária. Por isso, ele é deduzido de forma automática da folha de pagamento.
Para saber como calcular o INSS, você deverá considerar essas faixas de renda. A título de exemplo, aqueles que recebem um salário mínimo, pagam 7,5%.
Seus rendimentos do ano menos os descontos são, portanto, a base de cálculo usada pela Receita Federal. Essa base de cálculo considera apenas seus rendimentos tributáveis já deduzidos.
O sistema da Receita Federal permite que você selecione a declaração enviada com erros, informe o número do documento de comprovação, altere os dados e envie novamente a declaração, agora com as alterações. Vale lembrar que este processo só pode ser realizado dentro do prazo de envio.
É importante saber que o cálculo é executado de forma automática. Por isso, é importante prestar as informações corretas para evitar cair na malha fina.
O Imposto de Renda Retido na Fonte deve ser recolhido todos os meses. O prazo é o 10º dia do mês seguinte ao do pagamento do salário.
Sendo assim, a restituição vai ser sempre o valor que a Receita Federal entende que sobrou no cruzamento de dados e deve ser devolvido a você, seja porque já pagou mais IRRF do que o imposto devido, ou porque teve deduções suficientes para ter o dinheiro de volta.
Quer saber mais sobre a Declaração do Imposto de Renda? Confira este artigo completo!