A constante do equilíbrio pode ser calculada por meio das concentrações em mol/L, sendo chamada, por isso, de Kc. Para calcular o Kc, basta montar a expressão do equilíbrio e utilizar os valores das concentrações molares dos participantes, desde que elas estejam no equilíbrio.
Por exemplo, a regulação desse equilíbrio afeta o rendimento dos produtos fabricados nas indústrias químicas e também afeta o funcionamento do organismo humano e dos animais, como no sistema-tampão que o sangue apresenta, mantendo o seu pH estável.
Conceito. Uma reação química atinge o equilíbrio quando as velocidades das reações direta e inversa se igualam, e as concentrações dos reagentes e produtos permanecem inalteradas.
Qual a representação correta das constantes de equilíbrio em termos de concentração (Kc) e pressão (Kp), respectivamente? Alternativa “d”. Na expressão da constante de equilíbrio, não devem ser representadas substâncias puras na fase sólida. Nesse caso, aparecem somente as que estão no estado gasoso.
Sim, se água estiver no estado gasoso ela entra na constante de equilíbrio independente se é produto ou reagente. Fazem parte da constante de equilíbrio as substâncias gasosas e em solução aquosa. Substâncias sólidas e líquidos puros não entram na fórmula.
No entanto, a diferença entre essas duas grandezas reside no fato de que o quociente de equilíbrio (Qc) pode ser calculado em qualquer momento da reação, enquanto a constante de equilíbrio (Kc) só pode ser determinada no momento do equilíbrio. Assim, o valor de Qc não é uma constante.
Q=Kc Q = K c – o sistema encontra-se em equilíbrio. Q>Kc Q > K c – o sistema vai evoluir no sentido inverso, do consumo dos produtos e da formação de mais reagentes.