É uma infinidade de árvores de grande importância no bioma, dentre elas: o açaí, a seringueira, andiroba, pupunha, mogno, cedro, cacau, cupuaçu, guaraná e tucumã.
A floresta Amazônica consiste na maior floresta tropical do mundo. Ela ocupa 42% do território brasileiro, está presente nos estados do Acre, do Amazonas, do Pará, de Rondônia, de Roraima, do Amapá, de Mato Grosso, do Tocantins e do Maranhão.
"Hoje temos apenas 20 entomólogos (especialistas em insetos) em toda a Amazônia. A nossa estimativa é que existam 180 mil espécies a serem descritas", disse José Albertino Rafael, do Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia).
Os mamíferos incluem 5 416 espécies (incluindo os seres humanos), distribuídas em aproximadamente 1 200 gêneros, 152 famílias e 46 ordens, de acordo com o compêndio publicado por Wilson e Reeder (2005).
Contagem vale para seres com membrana celular e exclui bactérias e vírus. Trabalho de dez anos foi feito pelo Censo da Vida Marinha. O mundo possui 8,7 milhões de espécies vivas - com 6,5 milhões delas vivendo na terra e 2,2 milhões na água - segundo um levantamento divulgado nesta terça-feira.
Cientistas calculam que existam de 10 quatrilhões a 1 septilhão (um milhão de quatrilhões) delas no planeta. É o inseto mais numeroso do mundo. E, apesar de representarem uma população menor que a dos colêmbolos, as formigas têm muito mais capacidade de influenciar o ambiente onde vivem.
A ciência já descobriu que as abelhas podem estar viciadas em agrotóxicos. Os pesticidas causam a morte das produtoras de mel e seu desaparecimento pode acabar com a humanidade.
Através da polinização de plantas, as abelhas favorecem a produção agrícola que garante a segurança alimentar, e através dos seus produtos de alto valor nutritivo (mel, geleia real, pólen, etc.), a segurança nutricional da população.