A ezetimiba age ao reduzir a absorção do co- lesterol no intestino delgado, enquanto outros hipolipemiantes como as estatinas e o fenofi- brato diminuem o colesterol de maneira dife- rente; eles agem no fígado. Portanto, ezetimiba aumenta o efeito redutor do colesterol das vas- tatinas e do fenofibrato.
Ezetimiba é indicado para: Reduzir a quantidade de colesterol e de triglicérides no sangue; Em pacientes com Sitosterolemia, para reduzir os níveis de esteroides vegetais no sangue.
Ezetimiba administrado isoladamente
Os fibratos agem a partir da estimulação dos receptores nucleares ativados de proliferação dos peroxissomas-alfa, os conhecidos PPAR-a, levando ao aumento da produção e da ação da lípase lipoprotéica (LPL) e redução da apoproteína CIII (Apo CIII), mecanismos estes, que estimulam a lipólise dos TG das VLDL-colesterol ( ...
Em essência, Ciprofibrato incrementa a hidrólise dos triglicerídeos pelo aumento nas taxas de atividade da lipoproteína lípase (uma enzima ligada ao endotélio dos capilares do tecido adiposo e muscular), que aumenta a oxidação dos ácidos graxos livres nas fibras musculares e remove o excesso de lipídeos do sistema ...
Quais são estes medicamentos? Fibratos: incluem o gemfibrozil e o fenofibrato. Os fibratos reduzem com sucesso os triglicérides, mas podem interagir de maneira perigosa com outras medicações para reduzir o colesterol.
O fármaco mais eficaz em aumentar o HDL-c é o Ácido nicotínico (15 a 35%), seguido pelos Fibratos (10 a 25%) e pelas estatinas (5 a 15%). Entre as estatinas, a rosuvastatina é a que proporciona o maior aumento.
Os fibratos são os medicamentos de escolha para a hipertrigliceridemia. Sendo as estatinas consideradas moderadamente efetivas, e a niacina e os óleos de peixe, também como opções terapêuticas.
Estudos mostram que o ambos os fibratos elevam o HDL (bom colesterol) em 5 a 30%. O Ciprofibrato reduz de 15 a 45% dos triglicerídeos enquanto o fenofibrato reduz 10 a 30%, segundo a Diretriz brasileira de dislipidemia. Na pratica, ambos reduzem os Triglicerideos se acompanhado de mudança no estilo de vida.
Adultos: Tomar 1 cápsula de Fenofibrato, contendo 200 mg de Fenofibrato micronizado, a cada 24 horas (1 vez ao dia), durante o almoço ou jantar, fato que determina uma maior quantidade do fármaco disponível no organismo. Idosos: Não é necessário o ajuste de dose em idosos. Crianças: Este medicamento é contraindicado.
Como usar o Genfibrozila? Genfibrozila deve ser ingerido com quantidade de líquido suficiente para deglutição, meia hora antes da refeição. Os níveis lipídicos devem ser determinados mais que uma vez, a fim de verificar se estão realmente anormais.