Devido ao formato das vias aéreas, os bebês respiram quase que completamente pelo nariz e numa frequência bem mais rápida do que os adultos. Se a mamãe e o papai respiram entre 16 e 20 vezes por minuto, o recém-nascido respira três vezes mais rápido, atingindo valores entre 40 e 60 vezes por minuto.
A respiração dos bebês varia de rápida e profunda a mais vagarosa e superficial. Esses ciclos podem ter intervalos de alguns segundos e depois retomam um ritmo progressivamente mais intenso.
Os sintomas da síndrome do bebê chiador incluem:
Se o chiado ou rouquidão em bebê ocorre com frequência, sem que haja um resfriado, e se for deflagrado por esforços, mudanças no clima ou exposição a algum potencial causador de alergia (pó, substância química, alimento), então é melhor mesmo consultar o pediatra, porque pode ser asma.
O tratamento é com soro fisiológico, em spray ou jato contínuo. Se não resolver, a saída é medicação orientada por um médico. O umidificador no quarto é uma medida ambiental.
Qual a causa do chiado no peito do bebê? O médico ainda afirma que o chiado é um barulho genérico que pode ser desde o resultado de uma gripe com catarro até uma asma. Isso pode ocorrer em razão de uma infecção das vias aéreas, ou seja, algum vírus, além de poder ser algum quadro de alergia.
O que fazer: o tratamento das infecções respiratórias é feito com antibióticos, caso se trate de uma infecção causada por bactérias, sendo necessário, em alguns casos, administrar corticoides e broncodilatadores, para reduzir a inflamação e facilitar a respiração.
Sintomas de pneumonia no bebê
Para isso, quando o bebê tossir, você deve ajudá-lo a colocar o catarro para fora. Você pode fazer isso enrolando uma gaze esterilizada no dedo indicador e passando-a dentro da boca do bebê com muito cuidado. Assim, o catarro vai grudar na gaze e será mais fácil limpar.
Principais sintomas
Alguns dos medicamentos indicados para tratar a tosse com catarro são:
Outro método para eliminar o catarro requer a utilização dos dedos. Uma maneira de fazer isso é enrolar uma gaze no dedo indicador para introduzi-lo ligeiramente no nariz do bebê por alguns segundos. Sem fazer pressão e com um movimento suave, a viscosidade vai grudar na gaze.
Como aliviar a Tosse no Bebê
Aspirador em formato de canudo: incline a cabeça do bebê levemente para trás e aplique soro fisiológico no nariz com a ajuda de um conta-gotas. Insira com cuidado o canudo em uma das narinas e mantenha a outra pressionada. Faça a sucção com a boca. Repita o procedimento na outra narina.
Como usar um aspirador nasal?
Pigarro: 5 formas de tirar catarro preso na garganta
Para aplicar, é aconselhável:
Recém nascidos podem usar Rinosoro? Sim, o Rinosoro pode ser utlizado para todas as idades, com execeção é do Rinosoro SIC 3% que é a partir dos 3 anos 1. Rinosoro possui algumas apresentações desenvolvidas especialmente para crianças e bebês: Rinosoro Gotas e Gotas XT, Rinosoro SIC Infantil e Rinosoro Jet Infantil.
Como usar o Rinosoro?
- Se você estiver usando o aspirador no formato de pera, aperte bem o bulbo antes de inseri-lo no nariz do bebê. Isso é importante para que todo o ar saia de dentro, criando um vácuo (continue segurando). - Com todo o cuidado, coloque então a pontinha do aspirador nasal dentro de uma das narinas da criança.
Não uses o aspirador mais do que quatro vezes por dia, pois fazê-lo pode ser demasiado agressivo para o nariz do bebé e causar irritação. Se o bebé estiver agitado e tentar fugir do aspirador, canta-lhe a sua música preferida ou põe desenhos animados na televisão. Por outras palavras, tenta distraí-lo/a.
Modo de usar: Aperte a bombinha e insira o bico anatômico em uma das narinas do bebê. Tampe, suavemente, a outra narina do bebê e diminua, gradativamente, a pressão dos dedos na bombinha para que a secreção seja aspirada.
8 formas naturais para desentupir o nariz
Você pode administrar as gotas diretamente na boca, ou diluir em um pouco de água ou outro alimento. VOCÊ DEVE AGITAR O FRASCO DESTE MEDICAMENTO ANTES DE USAR ATENÇÃO: O nome da substância ativa deste medicamento foi modificado de dimeticona para simeticona.