Araçá-boi, também conhecida como “fruta iogurte”, é uma fruta originária da região Amazônica, que também pode ser cultivada nas áreas tropicais e de clima úmido da América Central e América do Sul. Com nome científico de Eugenia stipitata, essa fruta é bastante ácida e é mais consumida em sucos, sorvetes e sobremesas em geral.
Além do Araçá-boi mais tradicional, existem outros tipos, que podem variar na cor, tamanho e altura da árvore. Dentre eles, os mais comuns são: araçá-vermelho, araçá-de-cora, araçá-da-praia, araçá-do-campo, araçá-do-mato, araçá-pêra, araçá-rosa e araçá-piranga. Confira mais sobre as propriedades de cada fruta clicando aqui.
Segundo a publicação “Alimentos Regionais Brasileiros” (2ª edição, 2015) do Ministério da Saúde, a fruta é rica em vitamina C, ao mesmo tempo em que fornece doses de nutrientes como carboidratos, fibras, cálcio, fósforo, ferro, vitamina B1, vitamina B2 e vitamina B3. Além disso, o alimento é composto ainda por doses de zinco.
A fruta é rica em vitaminas A e B, além de possuir uma grande quantidade de proteínas e nutrientes que auxiliam na qualidade de vida. Além disso, o araçá-boi possui outros benefícios essenciais para a nossa saúde, como:
Confira abaixo algumas dicas de receitas com Araçá-boi que a Redação Integrada de O Liberal escolheu:
Psidium cattleianum é o nome científico do araçá, uma fruta originária da Amazônia que também pode ser encontrada da Bahia até o Rio Grande do Sul pelo nosso país.
Além disso, existem outras variedades dessa fruta popular da região norte. Outros tipos variam na cor, tamanho e altura da árvore. Os mais comuns são araçá-vermelho, araçá-de-cora, araçá-da-praia, araçá-do-campo, araçá-do-mato, araçá-pera, araçá-rosa e araçá-piranga.
O araçá-boi é redondo, com casca fina e amarela. Em cada fruto, há cerca de 4 a 10 sementes de 1 cm de comprimento. O nome da fruta tem origem na língua Tupi e significa “planta que tem olhos”, devido à aparência de um olho na casca do fruto.
De nome científico Eugenia stipitata, o araçá-boi, é conhecido também como “fruta iogurte”. Originário da região Amazônica, o araçá-boi pode ser cultivado também em áreas tropicais e de clima úmido da América Central e América do Sul.
A fruta contém cerca de 247 calorias em uma porção de 100g de polpa e uma vasta quantidade de proteínas e nutrientes que podem auxiliar na qualidade de vida. Rica em vitaminas A e B, o Araçá-boi também possui 5 vezes mais a quantidade de vitamina C do que as outras frutas cítricas. Confira outras vantagens de consumir a fruta:
Já ouviu falar do araçá boi? Trata-se de uma variação de araçá muito interessante, e que não é muito conhecida. Mas que dá ótimos frutos, e que pode ser uma ótima pedida pra quem já gosta de outras frutas de araçá mais facilmente encontradas por aí.
O araçá é uma fruta com boas quantidades de flavonoides, taninos e saponinas, compostos fenólicos com ação antioxidante que combatem os radicais livres, ajudando na prevenção de diabetes, envelhecimento precoce e câncer.
Além disso, a vitamina C presente no araçá, também ajuda na formação das fibras colágeno, promovendo a firmeza e elasticidade da pele, prevenindo a formação de rugas, estrias e flacidez.
Rico em vitaminas A e B, o araçá-boi possui uma grande quantidade de proteínas e nutrientes que podem auxiliar na qualidade de vida. Além disso, a fruta possui outros benefícios essenciais para a nossa saúde, como:
A publicação “Alimentos Regionais Brasileiros” informa que a fruta pode conter um teor de vitamina C que é de quatro a sete vezes maior do que a quantidade encontrada nas frutas cítricas.
O araçá é rico em carotenoides, flavonoides, taninos e saponinas, compostos com ação antioxidante que evitam a oxidação das células de colesterol, ajudando no equilíbrio dos níveis de colesterol “ruim”, o LDL, e triglicerídeos no sangue, prevenindo doenças, como infarto e derrame.
É uma boa notícia o fato da fruta ter as suas doses de vitamina B1, pois a falta de vitamina B1 pode representar problemas para a saúde.
As fibras, presentes em boas quantidades no araçá, diminuem a velocidade de absorção do açúcar dos alimentos, ajudando a controlar os níveis de glicose no sangue, evitando a resistência à insulina e a diabetes. Além disso, o araçá também ajuda no controle dos níveis de glicose no sangue em pessoas que já possuem a doença.
De origem Tupi, o nome da fruta significa “planta que tem olhos”, característica que pode ser vista na casca que dá a aparência de um olho no fruto. Além disso, o araçá é redondo, com casca de cor amarela, bem fina e em cada fruto se encontra cerca de 4 a 10 sementes de 1 cm de comprimento.
Conter boas doses de vitamina C é um benefício da fruta porque o nutriente faz parte do grupo de antioxidantes, substâncias que bloqueiam parte dos danos provocados pelos maléficos radicais livres, conforme destacou o MedlinePlus, portal dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos.