A proclamação ocorreu na Praça da Aclamação (atual Praça da República), na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil, quando um grupo de militares do Exército Brasileiro, liderados pelo marechal Manuel Deodoro da Fonseca, destituiu o imperador e assumiu o poder no país.
O Brasil tem atualmente 37 princesas, incluindo a jovem Maria Cristina de Orleans e Bragança, de 26 anos, que é escritora e tem Síndrome de Down. A princesa mais popular, no entanto, é Paola Maria de Bourbon Orléans e Bragança Sapieha, de 34 anos, que trabalha como modelo.
Atualmente, o bisneto da Princesa Isabel, dom Luiz de Orleans e Bragança é o chefe da Casa Imperial do Brasil e primeiro na linha de sucessão do trono. Seguido dele está o príncipe imperial do Brasil, dom Bertrand de Orleans e Bragança, que completou 80 anos em dezembro do ano passado.
Atualmente, a Família Imperial Brasileira mora em uma casa alugada em Higienópolis, bairro nobre da capital paulista, e é composta por sete pessoas, descritas a seguir por ordem de sucessão no trono. Sua Alteza Imperial e Real (S. A. I. R.)
A descrição refere-se à casa de dois quartos alugada por Dom Bertrand de Orleans e Bragança, no Pacaembu, em São Paulo. Sua rotina e vida foi tema de um artigo recente publicado pelo Financial Times. O jornal britânico o descreve como "herdeiro de um trono extinto".
A família Orléans e Bragança, descendente por via materna da casa portuguesa de Bragança e por via paterna da casa francesa de Orleãs, é tida pelos monarquistas como a atual família imperial brasileira.
Os Orleans e Bragança, que um dia foram a família real brasileira, deixaram o poder há mais de 125 anos e ainda militam pelo retorno ao regime, mesmo que na forma constitucional parlamentar, em que eles seriam somente chefes de Estado, sem tomar decisões de governo, como acontece na Inglaterra.
Enquanto os descendentes do primeiro filho estão em Petrópolis, os do segundo residem em Vassouras, duas cidades do Rio de Janeiro. Apesar de terem deixado o poder há mais de 125 anos, os descendentes da Família Real defendem o retorno do regime na forma constitucional parlamentar, como acontece na Inglaterra.
Os descendentes diretos do último imperador, Pedro II, os filhos dos príncipes imperiais, Isabel Leopoldina de Bragança e Luís Gastão d'Orléans, foram criados na França até à maioridade....Segundo Reinado
Bertrand de Orleans e Bragança é trineto de Dom Pedro 2º e bisneto da princesa Isabel e acredita ser o herdeiro do “trono” brasileiro, mesmo com os títulos de nobreza extintos após a Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, e que colocou fim à monarquia no Brasil.
Por casamento
A familia Orléans e Bragança, descendente por via materna da Casa de Bragança e por via paterna da. Casa Francesa de Orleães, é tida pelos monarquistas como a atual família imperial brasileira.